BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – A nova líder do PSL na Câmara , deputada Joice Hasselmann (SP) desligou cinco vice-líderes de uma só vez nesta quinta-feira, 5, inclusive a capixaba Soraya Manato (ES).

Todos os vetados foram acusados de trabalhar para a formação do novo partido Aliança pelo Brasil. O STF decidiu que cabe expulsão do partido estar filiado a uma legenda e apoiar a criação de outra.

Hoje, Joice desligou da vice-liderança do PSL, as deputadas Bia Kicis (DF), Carla Zambelli (SP), Chris Tonietto (RJ), Soraya Manato (ES), além do deputado Luiz Ovando (MS).

Ontem, Joice, que é também pré-candidata à prefeitura de São Paulo, retomou o posto, ocupado por ela por cinco dias no ano passado, e destituiu da função o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro.

A troca aconteceu depois de o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acatar decisão do partido para afastar 12 deputados da legenda de suas atividades partidárias por um ano. A bancada reduziu de 53 para 41 deputados temporariamente.

Ex-aliada do governo, deputada Joice Hasselmann.

Se for a vontade da nova líder, ela pode ainda desligar dissidentes do partido de cargos nas comissões temporárias. Com isso, Bolsonaro pode perder ao menos dois titulares nas comissões da reforma Tributária e dois na segunda instância na Câmara.

Além disso, pode também ficar sem um titular no colegiado que discute o Novo Código de Trânsito, uma de suas principais bandeiras.

Os deputados afastados são todos ligados ao presidente Jair Bolsonaro e foram afastados das atividades do PSL por um ano devido à defesa pública e empenho pela criação do Aliança pelo Brasil. Soraya não foi afastada do partido, apenas da liderança.

Com informações da Agência Estado