BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – A indicação do PP para a liderança do governo Bolsonaro na Câmara Federal fortalece a posição do deputado capixaba Evair Melo, que é vice líder do governo e filiado ao partido.

O presidente substituiu ontem quarta-feira (12) o líder do governo na Câmara. Quem assume é o deputado Ricardo Barros (PP-PR).

Com a mudança, deixa o cargo o deputado Vitor Hugo (PSL-GO), que atuou como líder do governo na Câmara desde o início do mandato de Bolsonaro.

Deputado de primeiro mandato, o goiano era considerado muito fraco. Com a saída dele quem perde prestígio é a deputada Soraya Manato (PSL) e ganha força o PP que já contava com duas vices lideranças do governo.

Para Evair, essa mudança é boa para o Espírito Santo: “É mais uma porta que se abre para o Espírito Santo porque dá ao PP o protagonismo das ações do governo. Barros é um político experiente – com quem já convivi no mandato anterior – e abre maior oportunidade de diálogo em favor dos pleitos do ES”, afirmou para A Agência Congresso.

Ex-Ministro

Ricardo Barros é deputado pelo Progressistas, partido que integra o bloco de partidos conhecido como “Centrão”.

Atualmente, o conjunto de siglas tem integrado formalmente a base de apoio ao governo de Jair Bolsonaro.

A mudança retira o PSL, ex-partido do presidente, do protagonismo das articulações políticas na Câmara. Historicamente, o apoio do Centrão assegura a aprovação de pautas relevantes para o governo no Congresso.

O parlamentar foi ministro da Saúde no governo Michel Temer e também ocupou cargos de liderança em governos anteriores.