BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – A pesquisa Ibope/Rede Gazeta sobre a eleição em Vitória não confirmou a máxima de que na capital do ES, desde 1985, nunca havia sido eleito um prefeito de direita.

Apesar do PT e de Lula, Coser cresceu. Apesar da omissão de outras legendas locais de centro esquerda e do atual prefeito, Luciano Rezende (Cidadania), Coser cresceu. Mas não o suficiente.

“Conversa fiada”, afirma o fiel aliado do ex-governador Paulo Hartung, o ex-deputado federal Lelo Coimbra, sobre a capital não eleger prefeitos de direita desde 1985. Dirigente estadual do MDB ele se aliou a Pazolini ainda no primeiro turno.

Para ele, essa versão não se sustenta: “Nas eleições presidenciais à esquerda sempre perdeu em Vitória. Uma exceção ocorreu para o desempenho de Marina Silva, mesmo assim pequeno”, lembrou o ex-líder de Temer na Câmara.

De fato, na última eleição Bolsonaro ganhou na capital do ES. Mas a julgar pela derrota de seus aliados no ES, dois anos depois – no primeiro turno – parece que o eleitor recuperou o juízo.

“Pazolini é um cara correto, preparado para gestão de contas e para a gestão das pessoas. Além disso, seu comprometimento profissional na segurança pública com a defesa de vulneráveis o coloca com centralidade numa questão de direitos da pessoa humana com muita clareza”, defende Lelo.

“À propósito o tema direita x esquerda vem apenas mascarar a história recente da política nacional que buscam esconder, até nas cores.”, acrescenta.

Sobre o apoio de políticos que mais prejudicam do que ajudam Pazolini, como Magno Malta e Manato, Lelo minimiza: “Nenhum dos dois teve destaque na campanha. Tiveram candidaturas próprias no primeiro turno”.

Lelo que sempre militou à esquerda, já foi filiado ao antigo PPS, PSB, acabou sendo deslocado para a direita após não se reeleger para a Câmara Federal.

Carimbado como aliado de Hartung, teve naturalmente que buscar espaço político ao lado do grupo de direita que faz oposição ao governo Casagrande. E esqueceu da aliança PT/PMDB que sustentou vários governos, inclusive o seu e de Hartung.

Fotos de arquivo/Agência Congresso/

Visita de Coser ao gabinete de Lelo em Brasília