BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O governo federal demitiu quinta-feira da semana passada Brício Alves dos Santos Júnior, que chefiava há 11 anos a Conab no Espírito Santo, a Cia Nacional de Abastecimento.

A demissão visa apenas abrir vaga para indicação de parlamentares do ES, aliados do governo Bolsonaro. A vaga deve ser ocupada pelo PP. O cargo era indicação do MDB, hoje sem parlamentar na Bancada Capixaba

A Conab é um cargo estratégico ‘politicamente’,emprega mais de 120 pessoas , além dos terceirizados que atuam nos armazéns, e a vigilância armada.

Tem armazéns em vários municípios, como Cachoeiro e Colatina, e atende mais de 4 mil pequenos e médios produtores, segundo informou o ex-dirigente Bricio em entrevista exclusiva ao site Agência Congresso.

Ele é engenheiro agrônomo concursado, e ressaltou os avanços garantidos sob seu comando, destacando que nenhuma irregularidade foi cometida durante sua gestão.

“Quando assumi só tinha o programa em três municípios capixabas. Hoje estamos em quase todo o estado e ainda atendendo mais três municípios do norte fluminense. Fincamos a bandeira da CONAB em quase todos municípios capixabas. Vida que segue”, disse.

Evair e Bolsonaro: O nome do novo chefe da Conab no ES ainda não foi definido.

ABRAÇO DO AFOGADO – A demissão na Conab ocorre junto com a indicação do deputado Evair Melo (PP), para uma das 14 vice lideranças do governo na Câmara.

Conhecido como deputado da agricultura, Evair não quis atender a Agência Congresso. Ele, no entanto, é um dos únicos da bancada federal que apoia o governo Bolsonaro cegamente, junto com a deputada Dra Soraya (PSL).

Cabem aos dois indicar nomes para os cargos federais no ES, após aproximação do Centrão com o governo Bolsonaro. O Centrão é uma aglomeração de partidos fisiológicos que trocam voto por cargos.

Cargos federais sempre foram usados como moeda de troca, desde os corruptos governos do PT – principalmente com os deputados, para garantir votos ao governo na Câmara. O nome do novo chefe da Conab no estado ainda não foi definido.