Tayana Dantas (Cidadania) fundadora do Projeto Vila Nova

Entrevista exclusiva com Tayana Dantas da UVV, filiada ao Cidadania.

BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – A renovação política registrada na última eleição pode se repetir em outra escala na eleição municipal do ano que vem. 

Em função disso, alguns partidos tem buscando filiar novas lideranças sociais visando se fortalecer no pleito municipal.

É o caso da jovem administradora Tayana Dantas que se filiou ao Cidadania, ex-PPS. Com 30 anos, ela é fundadora do Projeto Vila Nova, que propõe a renovação política no município de Vila Velha, ES.

Tayana defende a gestão compartilhada: “O prefeito ou a prefeita tem que primeiro ser uma pessoa que esteja disposta a gerir a cidade com as pessoas, não tão politicamente, mas compartilhadamente, e não ser só mais um líder solitário como é a política que tem sido feita até aqui.” disse em entrevista para a Agência Congresso.

Natural de Vila Velha, Tayana Dantas é filha do dono da Universidade de Vila Velha, onde trabalha como gestora.

Depois de experiências acadêmicas fora do país – morou em Portugal – a administradora voltou à Vila Velha e se decepcionou com a pouca evolução que encontrou no município.

Quando eu voltei pra cá, eu reparei que a cidade evoluiu muito pouco desde o momento que eu saí daqui, e também senti que as pessoas não se sentiam parte da cidade, não havia o sentimento de pertencimento.”

Projeto Vila Nova

A fim de aplicar os conhecimentos aprendidos na pós-graduação que fez em Lisboa, ela criou o Projeto Vila Nova, que visa solucionar, junto à população, os problemas que a apresenta.

“O projeto nasceu de um desejo de fazer com que os cidadãos tivessem protagonismo nas soluções e no desenvolvimento da cidade, já que aqui teve pouca renovação política principalmente no executivo e na forma de conduzir a cidade”

O Vila Nova é um movimento político suprapartidário, que tem como objetivo identificar os principais problemas enfrentados pelos moradores de Vila Velha e propor , de forma compartilhada, soluções para esses problemas.

Eleições municipais 2020

A especulação é grande de que Tayana concorrerá à Prefeitura Municipal de Vila Velha, e ela não nega que pode ser candidata.

“Eu não sei se vai ser eu [a candidata] ou outra pessoa do movimento [Projeto Vila Nova], mas a gente quer lançar tanto no executivo quanto no legislativo, candidatos que defendam e representem o movimento.”, afirma.

Caso não seja candidata, Tayana diz que vai participar ativamente do processo eleitoral fazendo campanha para os candidatos que representarem o Projeto Vila Nova.

“A minha participação vai ser de empenho total, construir de forma mais ativa esse projeto de cidade que a gente quer entregar e colaborar com pessoas que tenham o mindset que a gente acredita que seja ideal para o prefeito e para os nossos vereadores.”

Resultado de imagem para tayana dantas paulo hartung
Senador Fabiano Contarato (REDE), João Amoedo, Paulo Hartung e Tayana Dantas

Governo estadual

“O Renato [Casagrande] teve um mandato prévio a esse que foi muito positivo na minha opinião. Sobre esse mandato ainda é prematuro [dar uma opinião], mas eu discordo de algumas indicações políticas que o governador fez aqui, como a do Tribunal de Contas”.

“Mas outras indicações eu considero muito boas na parte técnica, como o secretário de cultura, o secretário de educação, e acho questionável a criação de uma [empresa] estatal do gás, não tenho uma opinião 100% formada sobre isso, mas tendo a discordar de que seja uma solução para os problemas que o estado enfrenta.”

Governo Federal

Tayana acha que o governo Bolsonaro tem acertado, mas considera os erros bem importantes.

“Eu acredito que na parte econômica houve uma boa escolha do ministro Paulo Guedes, acho que ele tem um bom trabalho, é um cara que tem um projeto interessante para o Brasil. Mas olhando para a postura do presidente, principalmente no que tange o pensamento dele sobre as liberdades individuais eu sou bem contrária”, afirma.

“Acho que a gente tem que dar mais um tempo pra entender como esse governo vai se desenrolar, é um governo que cria muita polêmica então às vezes olhamos para as coisas que não são de fato papel do Governo Federal, devido às redes sociais e das manifestações polêmicas que ele faz”, completa Tayana.

 

- Publicidade -