BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O Fórum dos Governadores recorreu, nesta sexta-feira, à Organização das Nações Unidas (ONU) para pedir “ajuda humanitária” para o Brasil.

Os governadores querem garantir a aquisição de vacinas contra a Covid-19 e de remédios sedativos incluídos no kit intubação, escasso em boa parte do país.

O encontro foi por videoconferênica com a secretária-geral adjunta da ONU, Amina Mohamed.

Dentre as medidas tomadas, está a antecipação de cerca de 4 milhões de doses da vacina da AstraZeneca pelo consórcio Covax, informação dada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), também presente no encontro.

“São 11 estados em que pacientes estão internados e faltam analgésicos, sedativos, em alguns lugares oxigênio. Ou seja, há necessidade de a ONU dar essa ajuda humanitária nessa direção” disse o governador Wellington Dias.

Na carta enviada pelos governadores na segunda-feira à secretária da ONU, elencam cinco pontos prioritários de combate à pandemia, a serem mediados pelo órgão.

Segundo o governador Wellington Dias são o comprimento do cronograma do consórcio internacional Covax; atuação com AstraZeneca e Sinovac para antecipação do IFA ao Brasil.

E com União Europeia, Índia e China para priorizar o país; atuação com os Estados Unidos para vender ou emprestar vacinas da AstraZeneca estocadas; ajuda na obtenção de medicamentos e sedativos para o kit intubação.

(Com informações de O Globo)