Rigoni é candidato a reeleição, em 2022, numa disputa sem coligação.

BRASILIA – AGENCIA CONGRESSO – Segundo deputado federal mais votado no Espírito Santo na eleição de 2018, Felipe Rigoni pode se filiar ao PSDB e assumir o comando do partido no Estado.

Ele não pretende tomar essa decisão já. Ainda vai conversar com os tucanos, o DEM e o Podemos.

Crítico do governo Bolsonaro, Rigoni também está na mira do PDT. O deputado que é deficiente visual, se destacou no exercício do seu primeiro mandato na Câmara.

A bancada capixaba do PSB na Câmara ficou reduzida ao jornalista Ted Cont, que na verdade é suplente de Paulo Foletto. Rigoni foi eleito com 94 mil votos, Foletto com 55 mil, e Ted 42  mil votos.

Por maioria de votos, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu autorizar, nesta terça-feira (13), o pedido dos deputados Rodrigo Coelho (PSB-SC) e  Rigoni para deixarem o partido sem perda de mandato.

Eles foram punidos pelo comando da legenda por votarem a favor da Reforma da Previdência, em 2019. O partido queria voto contrário.

NOTA SOBRE SAÍDA DO PSB

A liberdade é um valor essencial para o exercício da plena democracia. Na noite de hoje, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu em favor da liberdade. Por quatro votos a três, após mais de um ano de espera, fui autorizado a me desfiliar do Partido Socialista Brasileiro.

Esta é um vitória que compartilho com todos os 84.405 capixabas que acreditaram em mim em 2018. É também uma vitória da política baseada em evidências, que coloca os interesses do país acima de questões partidárias e ideológicas.

Agradeço ao PSB pelo acolhimento que tive em 2018, ocasião da assinatura da carta-compromisso com o Movimento Acredito. Lamento que nossas visões de mundo tenham se mostrado tão diferentes ao longo do mandato.

Deixo o partido com a certeza de que sempre agi com ética e transparência. Fiz escolhas conscientes, baseadas em muito estudo, apresentados quando contrariei as orientações da legenda.

Recebi convites de dezenas de agremiações e, no momento, não tenho pressa para definir meu futuro partido.

Seguirei trabalhando em Brasília pela população capixaba, com foco na construção de soluções para nosso país.

Felipe Rigoni, deputado federal