BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Concluído o prazo de filiações para as eleições de outubro – que na verdade se encerrou hoje 18/4 – o PSB capixaba parte agora para uma nova fase de articulações.

Vai tentar reduzir o número de candidaturas ao governo para que o governador Renato Casagrande seja eleito no primeiro turno.

Até o momento pelo menos seis pré-candidatos ao governo – além do governador – se colocam no cenário. Casagrande é favorito isolado.

E duas das vagas majoritárias, Senado e vice governadoria, podem servir para facilitar acordos, além das duas suplências ao Senado.

O PSB pretende conversar com todo mundo, avisa o presidente da legenda no ES, Alberto Gavini.(foto)

E já conversou com o ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon, pré-candidato do PSD. Pretende conversar também com Audifax Barcelos, o ex-prefeito da Rede.

E não descarta conversar com o deputado Felipe Rigoni, pré-candidato do União Brasil. Os três querem a cadeira de Casagrande.

LIVRE NO 2 TURNO

Nesta entrevista exclusiva ao site AGENCIA CONGRESSO, Alberto Gavini revela que pesquisas serão feitas para balizar as conversas.

E a vitória no primeiro turno depende de remover certas candidaturas?: ” Remover não, nós do PSB respeitamos todas as candidaturas. Vamos conversar com todos que queiram conversar”, corrigi.

A vitória do PSB capixaba no primeiro turno vai deixar o estado livre para apoiar, no segundo turno, o candidato presidencial mais identificado com o partido, ou seja, Lula, Ciro Gomes, ou outro nome que possa surgir. Bolsonaro sem chance.

A ENTREVISTA

AGC – O PSB elege historicamente dois federais, quais são os puxadores de voto entre os 11 candidatos?

Temos vários. Devemos somar de 280 a 300 mil votos, e eleger dois. E mais uns 15 mil votos de legenda.

AGC – Quantos federais alinhados com Casagrande devem ser eleitos, das dez vagas do ES na Câmara Federal?

De sete a oito. Temos, além do PSB, aliados no PP, Podemos, PDT, PSDB

AGC – Se o coronel Ramalho sair para o Senado, ainda assim o Podemos elege federal?

Acredito que sim, tem nomes lá que garantem uma vaga. Mas nada está definido.

AGC – O PSB trabalha com a possibilidade de Casagrande ganhar no 1º turno?

Seria bom que fosse, estamos conversando para fazer ajustes. Faremos pesquisas e vamos conversar com quem queira conversar. A ideia é somar.

AGC – Num 2º turno Lula e Bolsonaro, o PSB apoia quem no ES?

Nenhuma dúvida que seria com Lula, ou Ciro Gomes. O PSB trabalha para mudar esse cenário que está ai.