BRASÍLIA – Mais 346 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 foram habilitados pelo Governo Federal no Espírito Santo. Para tanto, o Ministério da Saúde vai repassar R$ 49,8 milhões a 14 hospitais capixabas.
A diária de cada um desses 346 leitos é de R$ 1,6 mil e será paga integralmente com recursos do Governo Federal, por um período de 90 dias.
Hoje, o Estado possui 695 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 e uma taxa de ocupação de 78,13%, conforme dados do portal https://coronavirus.es.gov.br/leitos-uti.
Com a habilitação desses 346 novos leitos, a rede pública de saúde do Espírito Santo passará a contar com um total de 1.041 leitos de UTI, o que vai possibilitar a redução do índice de ocupação, chegando a 52,16%,
Segundo o Ministério da Saúde, os novos leitos serão habilitados em hospitais públicos e filantrópicos localizados nos municípios de São Mateus, Linhares, Serra, Vila Velha, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí e Itapemirim.
De acordo com a Portaria nº 1.770, publicada nesta quinta-feira (16), os recursos são exclusivos para o tratamento de pessoas com Covid-19, durante três meses, e foram transferidos ao Fundo Estadual de Saúde, em parcela única.
A liberação de recursos para a ampliação do número de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 em hospitais da Grande Vitória e do Interior do Estado vem sendo solicitada pelo Deputado Federal e vice-líder do governo na Câmara, Evair de Melo, desde o início da pandemia do coronavírus.
(Informações da Assessoria de Imprensa do parlamentar)