BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – O número de feminicídios no Espírito Santo cresceu 60% de janeiro a março deste ano, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).
Devido ao crescente número de casos de violência doméstica o presidente da Assembleia Legislativa do ES, deputado Erick Musso (PRB) solicitou em Brasilia junto ao Governo Federal uma unidade da Casa da Mulher Brasileira no estado.
“Tivemos uma audiência com a secretária nacional da mulher, Cristiane Britto, para apresentar a Procuradoria da Mulher que temos na Assembleia para atender mulheres vítimas de violência doméstica, viemos pleitear uma unidade para o ES”.
A Casa da MUlher é um centro de atendimento humanizado e especializado para socorrer mulheres em situação de violência doméstica, reunindo em um mesmo espaço o Juizado Especial voltado para o atendimento à mulher, um núcleo especializado da Promotoria, e um núcleo especializado da Defensoria Pública.
Além disso, a Casa conta com uma delegacia especializada no atendimento à mulher, alojamento de passagem, brinquedoteca, apoio psicossocial, e capacitação para a sua autonomia econômica.
Em 2016, segundo o deputado, o Governo Federal havia disponibilizado R$ 6 milhões de reais para construção de uma unidade no ES. No entanto, na troca de governo (Dilma-Temer) “tudo virou uma confusão e ninguém sabe pra onde foi o dinheiro”, disse o deputado.