BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O ES recebeu seis governadores de SP, MG, RS, SC, RJ para 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), em Pedra Azul, Domingos Martins.

O evento no Espírito Santo só acaba dia 10 de agosto. Esta será a segunda vez que o Estado recebe o encontro de governadores e gestores dos sete Executivos estaduais.

O Cosud Pedra Azul terá como temas centrais, a necessidade de adaptação às mudanças climáticas, a reforma tributária e a continuidade do debate das edições anteriores sobre a segurança pública.

A solenidade de abertura aconteceu no auditório do hotel Natureza Eco Lodge e teve a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, além de seis governadores do Sul e do Sudeste.

Estranho no ninho

Com a presença de tantos políticos, as eleições municipais e a sucessão do presidente Lula dominaram os debates paralelos. Os deputados Da Vitória (PP), coordenador da Bancada capixaba, e o presidente da Assembleia, Marcelo Santos (UB) também marcaram presença.

O ex-deputado federal Carlos Manato (PL), que disputou o governo do Estado contra Renato Casagrande (PSB), e perdeu, estava presente, apesar de não ter sido convidado. (foto).

Como um estranho no ninho, ele ficou no local por mais de três horas e sequer foi citado pelos organizadores do evento.

Bolsonarista, o ex-deputado chegou a ir para o segundo turno, na eleição de 2022, quando sua mulher, Soraia Manato, também foi derrotada para a Câmara Federal

Casagrande avalia

“O Cosud chega à sua 11ª edição aqui no ES de forma bem madura. Trataremos de assuntos importantes para a população dos nossos Estados. Neste ano, o ES, e mais fortemente o Rio Grande do Sul, sofreram com alagamentos, mortes e destruição. O debate sobre as mudanças climáticas será um dos três principais temas discutidos. O que estamos fazendo e o que faremos para adaptar nossos estados às mudanças climáticas? O Espírito Santo tem desenvolvido uma série de ações que apresentaremos aos outros governadores”, comentou o governador Renato Casagrande.

Carta Azul

No último dia da programação, cada Grupo de Trabalho vai apresentar o resumo dos temas debatidos e os encaminhamentos dados pelos gestores.

Na sequência, será apresentada a Carta de Pedra Azul com as diretrizes definidas pelos sete governadores em relação aos temas centrais do Cosud, além de outras temáticas que poderão surgir durante os debates.

(Com assessoria de imprensa do governo do ES)