BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O ES recebeu seis governadores de SP, MG, RS, SC, RJ para 11ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), em Pedra Azul, Domingos Martins.
O evento no Espírito Santo só acaba dia 10 de agosto. Esta será a segunda vez que o Estado recebe o encontro de governadores e gestores dos sete Executivos estaduais.
O Cosud Pedra Azul terá como temas centrais, a necessidade de adaptação às mudanças climáticas, a reforma tributária e a continuidade do debate das edições anteriores sobre a segurança pública.
A solenidade de abertura aconteceu no auditório do hotel Natureza Eco Lodge e teve a participação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, além de seis governadores do Sul e do Sudeste.
Estranho no ninho
Com a presença de tantos políticos, as eleições municipais e a sucessão do presidente Lula dominaram os debates paralelos. Os deputados Da Vitória (PP), coordenador da Bancada capixaba, e o presidente da Assembleia, Marcelo Santos (UB) também marcaram presença.
O ex-deputado federal Carlos Manato (PL), que disputou o governo do Estado contra Renato Casagrande (PSB), e perdeu, estava presente, apesar de não ter sido convidado. (foto).
Como um estranho no ninho, ele ficou no local por mais de três horas e sequer foi citado pelos organizadores do evento.
Bolsonarista, o ex-deputado chegou a ir para o segundo turno, na eleição de 2022, quando sua mulher, Soraia Manato, também foi derrotada para a Câmara Federal
Casagrande avalia
“O Cosud chega à sua 11ª edição aqui no ES de forma bem madura. Trataremos de assuntos importantes para a população dos nossos Estados. Neste ano, o ES, e mais fortemente o Rio Grande do Sul, sofreram com alagamentos, mortes e destruição. O debate sobre as mudanças climáticas será um dos três principais temas discutidos. O que estamos fazendo e o que faremos para adaptar nossos estados às mudanças climáticas? O Espírito Santo tem desenvolvido uma série de ações que apresentaremos aos outros governadores”, comentou o governador Renato Casagrande.
Carta Azul
No último dia da programação, cada Grupo de Trabalho vai apresentar o resumo dos temas debatidos e os encaminhamentos dados pelos gestores.
Na sequência, será apresentada a Carta de Pedra Azul com as diretrizes definidas pelos sete governadores em relação aos temas centrais do Cosud, além de outras temáticas que poderão surgir durante os debates.
O Cosud objetiva discutir e propor soluções conjuntas para os problemas comuns das regiões, como infraestrutura, segurança, saúde, educação e desenvolvimento econômico1.
É presidido pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior, que não pode comparecer, e conta com a participação dos governadores de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
(Com assessoria de imprensa do governo do ES)