BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – A liberação de emendas parlamentares, ofertas de cargos e até de ministérios, e promessas de conter a operação Lava Jato.

Essas são algumas das propostas que estão na mesa de negociação do candidato bolsonarista a presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP/AL). Ele deverá ter pelo menos 5 votos do ES.

Até um novo financiamento sindical para atrair os partidos de esquerda, como o PT, já foi feito. A Reforma Trabalhista deu fim a contribuição sindical em 2017.

“O jogo vai ser pesado”, prevê um deputado paulista que cumpre seu quinto mandato e já participou de várias sucessões na Câmara e Senado.

Ele, no entanto, não vê Arthur Lira como favorito. Lembra que o corporativismo na Câmara sempre vence. “Poucos deputados aceitam ficar subordinados ao governo”.

“E porque aceitar ministério para eleger o candidato do governo se uma Mesa Diretora independente pode exigir muito mais que isso?” questiona.

Pauta Conservadora

O interesse do governo em ter um presidente do Legislativo comprometido com o Executivo, é para ver em votação pautas conservadoras. O atual presidente Rodrigo Maia não apoia.

As pautas são a liberação de armas, menos punições a policiais envolvidos em casos de morte, Escola Sem Partido, novas restrições ao aborto, entre outras.

O QUE NÃO DISSERAM:

- Publicidade -

Para o coordenador da bancada capixaba, deputado Josias Da Vitória (Cidadania), a eleição da Mesa Diretora é uma questão partidária e cada um dos dez deputados do ES vota em quem julgar mais conveniente.

Ele próprio não descarta votar no candidato de Bolsonaro, apesar do seu partido, o Cidadania, estar na aliança com Maia.

O Republicanos de Amaro Neto fechou com o candidato governista.

Aliada do deputado Rodrigo Maia (DEM), a deputada Norma Ayub, presidente do DEM no ES, provavelmente não votará em Arthur Lira.

Já os deputados Felipe Rigoni e Ted Conti, ambos do PSB, vão seguir o mesmo caminho. O PSB já decidiu não votar em nome apoiado por Bolsonaro.

Helder Salomão do PT está no mesmo barco. Procurados disseram que ainda não tem definição sobre como votarão porque as conversas com os partidos não avançaram.

Deputados do ES que votam com Bolsonaro

Evair Melo (PP) Soraya (PSL) Lauriete (PL)

Neucimar Fraga (PP) Amaro Neto (PRB)


 

 

- Publicidade -