Dos 513 deputados, 73 são candidatos a prefeito. Mas todos param para eleger 'seus cabos eleitorais'

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Apesar da eleição ser municipal, os parlamentares federais entram em ”recesso branco”, nesta quarta-feira 28, e só voltam ao trabalho dia 9 de setembro.

Dos 513 deputados federais, apenas 73 disputam as prefeituras de suas cidades. Caso sejam derrotados, permanecerão mais dois anos exercendo o mandato federal.

Dos 10 deputados federais do ES, e três senadores, nenhum disputa a eleição, mas todos estão envolvidos no pleito. Até porque daqui a dois anos os prefeitos eleitos serão ”cabos eleitorais” dos deputados.

Tanto que nesta primeira semana de ‘esforço concentrado’, três faltaram, Amaro Neto e Messias Donato (Republicanos), e Victor Linhalis, (Podemos).

O Congresso decidiu funcionar – neste período eleitoral – na última semana de agosto, e na segunda de setembro, até a eleição de 6 de outubro.

Depois voltará à normalidade, embora em muitas cidades ainda irá ocorrer o segundo turno eleitoral. Com isso, fica 2024 praticamente encerrado.

Em 15 de dezembro o Parlamento volta a parar devido ao recesso parlamentar. Somente no mês de novembro é que ocorrerão sessões normais.

Com a maior bancada na Câmara dos Deputados, o PL,  lança 11 parlamentares para disputar prefeituras.

Já o PT do presidente Lula  lança 13 candidatos para o comando do Executivo municipal.