No avião da TAM rumo a Brasília. Arquivo AGC

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – De volta a Câmara Federal depois de ter interrompido o mandato de federal para assumir a prefeitura de Vila Velha, em 2008, Neucimar Fraga (PSD), aos 54 anos, começa um novo ciclo político em sua carreira.

Baiano de  Itanhém, Bahia, em 1976 mudou com a família de sete irmãos para Vila Velha, onde fez toda a sua carreira política, a partir do bairro Soteco. Foi vereador e prefeito do município. Mas perdeu as últimas três eleições que disputou, para prefeito, senador, deputado federal e prefeito de novo, este ano.

Sua chegada a Câmara garante mais um voto para o governo Bolsonaro. Além de ser partidário, Neucimar é presidente regional do PSD, partido que integra a base de apoio do governo federal.

Agora a Bancada Capixaba fica dividida ao meio, com cinco deputados apoiando o governo, Evair Melo (PP), Lauriete (PSC), Soraya (PSL) e Amaro Neto (PRB).

No Planalto na era PT com Helder e Coser, ambos federais. Arquivo AGC

Neucimar vai ocupar a vaga ( e o gabinete) do deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), que irá renunciar dia 17 para antecipar a posse do suplente. Confira o que ele disse nesta entrevista exclusiva para a AGENCIA CONGRESSO.

Resultado da eleição municipal: Analisando os resultados com base no número de votos obtidos pelos partidos, MDB, DEM,PSD, PL, PP, quem saiu ganhando foi o presidente Bolsonaro, porque esse partidos são da base do governo.

Eleição da Mesa da Câmara – Vou seguir o partido. Mas primeiro vou tomar posse, me apresentar ao partido, ao presidente do partido, e com certeza ele vai saber conduzir o processo. Votarei no candidato que meu partido apoiar.

Avaliação governo Bolsonaro – Nota 8 para o governo. O governo tem acertado em muitas politicas, existem sim alguns desafios e falha de comunicação na apresentação algumas propostas, mas na média o governo merece uma nota 8.

Filiação de Rose ao PSD – A senadora Rose de Freitas ocupa espaço importante no Congresso Nacional, e com certeza a sua filiação ou não vai passar pela executiva nacional do partido, e não pela estadual.

Fim das coligações – Faltou definir regras mais claras. Foi a primeira experiência sem as coligações. Muitos tiveram dificuldades de entender as alterações feitas por interpretação do Supremo, em relação por exemplo ao financiamento de campanha. Foram criadas regras para os partidos, como a cota de negros no meio da disputa. Precisamos de regras claras e isso precisa ser melhor debatido no Congresso Nacional.

Eleição de Vidigal (PDT) para prefeito deu 2 anos de mandato para Neucimar.