Foto: Hélio Filho/Secom

ESPÍRITO SANTO – O Detran – ES lançou, na manhã desta segunda-feira (19), novos serviços do programa Detran 100% Digital, entre as novidades está um aplicativo para celular que possibilita o desconto de até 40% nas multas de trânsito.

Além disso o projeto tem o objetivo de reduzir o uso de papel no órgão e oferecer um atendimento mais fácil, rápido e seguro para os cidadãos capixabas.

Na solenidade, com a presença do governador Renato Casagrande e do diretor geral do Detran|ES Givaldo Vieira, foram apresentados serviços das áreas de Habilitação, Veículos e Infrações convertidos para o formato eletrônico, dispensando, assim, a necessidade de o usuário se dirigir até uma unidade do Detran|ES para realizar esses procedimentos.

Essa iniciativa representará mais segurança, desburocratização, praticidade e economia nos processos para candidatos e condutores tirarem ou renovarem suas carteiras de habilitação, assim como para procedimentos relacionados a veículos, principalmente aqueles que necessitam de auditoria.

“Estamos trazendo para população dois grandes benefícios: primeiro é o sistema de incorporação de inteligência artificial nos processos do Detran, permitindo um controle cada vez maior contra a fraude. O segundo é que o Estado traz uma maior rapidez, uma economia de tempo, uma menor burocracia ao cidadão”, disse o governador.

“Essas ações favorecem o Governo na redução dos custos, aumentando a velocidade da prestação do serviço. O Estado sai na frente com esse trabalho mais rápido, mais prático e com menor custo”,concluiu. 

Sistema de Notificação Eletrônica

Com a adesão do Detran|ES ao SNE, o cidadão capixaba poderá deixar de receber as infrações do seu veículo registrado no Estado pelo meio físico e passar a receber todas as notificações de forma eletrônica, assim como o boleto de cobrança das multas.

A economia com a impressão gráfica, custos administrativos e o envio postal pode, então, ser repassada ao motorista.

O serviço vale para as multas autuadas pelo Detran|ES, pelos órgãos de trânsito das prefeituras capixabas onde o trânsito é municipalizado e pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagens (DER-ES).

A Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também já enviam a notificação por meio eletrônico.

O cadastro do cidadão no SNE é opcional e, ao receber a multa, o usuário poderá visualizar os detalhes de cada infração no aplicativo e, caso opte pelo seu reconhecimento e abra mão do recurso, poderá pagar a infração com 40% de desconto até a data de vencimento dessa penalidade.

Caso não assuma a ocorrência e queira recorrer, os procedimentos continuam os mesmos, com o desconto de 20% para pagamento das infrações antes do prazo de vencimento.

Para estar apto, o cidadão deverá fazer o seu cadastro no Portal de Serviços do Denatran e baixar o aplicativo “SNE” disponível para celulares com sistemas operacionais Android e iOS.

O SNE é uma solução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Confira mais informações sobre o SNE aqui.