BRASÍLIA – O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) vai receber R$ 600 mil em emenda parlamentar, viabilizada pelo deputado distrital Roosevelt Vilela (PSB), para a revitalização da unidade de internação de pacientes com câncer.

A informação foi dada pelo próprio parlamentar ao visitar nesta segunda-feira (23) a enfermaria da Oncologia, que tem 50 leitos e atende 150 pacientes por mês.

Os recursos irão viabilizar o projeto “Vidas Salvam Vidas”, que vem sendo executado em parceria da Oncologia do Hospital de Base e o grupo voluntário Rede Feminina de Combate ao Câncer, que há 30 anos atua no Hospital de Base, administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IGESDF).

Vilela foi recebido pelo superintendente do HB, Paulo Cortez, e pelo médico Daniel Girardi, chefe do setor, além de representantes da Rede Feminina. Ao agradecer ao deputado pela emenda, Cortez explicou que o HB está apoiando a campanha lançada pelo chefe da Oncologia para arrecadar recursos destinados a revitalizar as instalações da área de internação.

MELHOR ASSISTÊNCIA

O objetivo do projeto é “criar um clima mais aconchegante e acolhedor tanto para os pacientes quanto para aos profissionais que atuam no local”, segundo Cortez. “Como é importante a gente ter esse olhar dos nossos parlamentares e conseguir dar aos pacientes uma melhor qualidade de assistência dentro de condições sanitárias adequadas, além de garantir uma estrutura com mais privacidade e humanização”, declarou.

A proposta, segundo Daniel Girardi, inclui novo projeto arquitetônico, renovação da pintura, instalação de quadros e aparelhos de televisão nos quartos e aquisição de móveis mais confortáveis, além da criação de salas individuais e de convivência.

“Com esse projeto pretendemos dar um grande salto de qualidade no atendimento a pacientes com câncer”, acredita o médico.

LUTA CONTRA  CÂNCER

Já o deputado explicou que abraçou o projeto por considerar que as mudanças vão gerar benefícios a pacientes e médicos que lutam contra o câncer.

“Com os recursos que estamos destinando esperamos promover mudanças significativas na vida tanto dos pacientes oncológicos, que enfrentam essa doença tão difícil, como para os profissionais de saúde, que lutam todos os dias para combater essa e outras doenças”, declarou Vilela. “Fico muito feliz de poder contribuir com a ideia”.

Davidyson Damasceno/Ascom IGESDF

Visita ocorreu no décimo andar da enfermaria da oncologia que vai receber inúmeras melhorias

Salvando vidas

O projeto “Vidas Salvam Vidas” foi implantado em março de 2020. A ideia era lançar uma campanha para arrecadar recursos destinados a financiar as benfeitorias previstas no projeto.

A iniciativa ganhou o apoio de um escritório de arquitetura, de uma agência de comunicação digital e, agora, de um deputado distrital.

“O importante é que a campanha ganhou adesões de vários segmentos, o que fortalece o trabalho que vem sendo para melhorar as condições de assistência dos profissionais de saúde e o acompanhamento dos pacientes”, declarou Vera Lúcia Bezerra, ao agradecer ao superintendente do HB, ao chefe da Oncologia e ao deputado Roosevelt Vilela.

“Verinha” disse esperar que outros parlamentares abracem causam semelhantes às dos projeto “Vidas Salvam Vidas” .

Texto Thaís Umbelino