BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – “Sou candidato a deputado federal. Isso (disputar Senado) não está em debate”.

As declarações são do deputado federal Helder Salomão (PT), sobre as movimentações políticas que indicam seu nome como alternativa para disputar o Senado na chapa do governador Renato Casagrande (PSB).

O deputado lembrou que a chapa de federais do PT não é só dos petistas, mas também do PV e PC do B, porque as três siglas se uniram numa federação visando às eleições deste ano.

E avalia que podem ser eleitos – desta federação – um ou dois federais. Também afirmou que a candidatura do senador Contarato ao governo está mantida.

Apesar do otimismo do petista, a chapa de federais só conta com um puxador de voto, o próprio Salomão. E precisará somar pelo menos 180 mil votos para garantir um vaga.

Em 2018 Helder foi bem votado, obteve 73.384 votos, a quarta maior votação da Bancada Capixaba. Mas sozinho ele não se reelege.

Senador bolsonarista

A busca por um nome de centro esquerda para concorrer ao Senado visa evitar que o próximo senador do ES seja bolsonarista.

O próprio PSB, aliado do PT na chapa presidencial, não deseja apoiar um nome que, após eleito, se torne bolsonarista. E os principais nomes surgidos até o momento não são aliados de Lula.

LEIA TAMBÉM

PT agora quer vaga de senador na chapa de Casagrande para retirar candidatura de Contarato