BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O novo coordenador da bancada federal no Congresso Nacional será escolhido na próxima terça-feira, dia 5.
Dois deputados disputam a vaga, Evair de Melo (PP) e Da Vitória (PPS). O mandato é de dois anos e o escolhido precisa ter um bom relacionamento com os governos federal e estadual.
Cabe ao coordenador fazer a ponte entre o governo do ES e ministérios, além de representar o estado na Comissão Mista de Orçamento (CMO), a mais importante do Congresso.
Reeleito para o segundo mandato com a menor votação da bancada, 48 mil votos, Evair disse que manifestou sua disposição de  disputar o cargo ao governador Renato Casagrande (PSB).
“Registrei a mesma intenção a um bom número de parlamentares, que é quem efetivamente quem vota. A agenda é robusta, desafiadora. Grandes projetos no ES, todos atrasados ou emperrados e o cenário da economia não permite equívocos”, disse.
O deputado também comentou que trabalhar desalinhado do governo do estado, se referido ao governo Paulo Hartung (MDB) “não permitiu que a bancada produzisse seu melhor.
Apoio de Casagrande
Josias da Vitória, após três mandados como deputado estadual, foi eleito para Câmara com a terceira maior votação da bancada, 84 mil votos.
Ele já conta com apoio de vários parlamentares, como Felipe Rigone (PSB), Amaro Neto (PRB), Helder Salomão (PT), e dos senadores Marcos Du Val (PPS) e Rose de Freitas.
Neto e Du Val manifestaram apoio a Da Vitória via redes sociais. Soma seis votos com o dele. Para vencer a indicação precisaria de mais um voto, já que são 13 os votantes.
O deputado Ted Conti que assumiu na vaga de Paulo Foletto deve seguir o mesmo caminho porque é do PSB.
“Pretendo fazer agendas comuns entre os dois governos. Deus me colocou na Câmara no momento certo. Quero trabalhar pelo ES”, disse Da Vitória.