BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O Colegiado de Líderes da Comissão Mista de Orçamento esteve reunido nesta terça-feira (09/11), às 15 horas, sob a presidência da senadora Rose de Freitas (MDB/ES) e definiu as emendas ao Orçamento do ano que vem.

Quatro emendas de apropriação e cinco de texto que serão apresentadas ao PLOA 2022 foram definidas hoje. A proposta será apreciada em outra reunião deliberativa da CMO.

A senadora Rose de Freitas recebeu no início da noite desta terça-representantes da Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES, entidade que representa 69 Universidades Federais brasileiras.

Na oportunidade, o reitor Marcus Vinicius David, Presidente da Andifes, apresentou as propostas de alterações nos valores previstos no projeto original da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2022.

Considerando valores reais, corrigidos pelo IPCA, o Orçamento de 2019 representa em valores atuais o equivalente a R$ 6,922 bilhões, impondo uma necessidade de recomposição de R$ 1,788 Bilhões.

“Este pleito criará as condições para o grande esforço que realizaremos de retomada das atividades acadêmicas presenciais, e demonstrará de forma inequívoca a sensibilidade deste parlamento à importância das Universidades Federais no projeto de desenvolvimento econômico e social de nosso país”, afirmou o dirigente.

O documento entregue à senadora ressalta que “ diante dos expressivos cortes nominais no orçamento destas instituições nos anos de 2020 e 2021, apresentamos o pleito da necessária recomposição orçamentária aos valores reais de 2019. Deve-se destacar o grande desafio que será enfrentado por nossas Universidades, no ano de 2022, de realizarmos a plena retomada de nossas atividades presencias”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

- Publicidade -