BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Foi aprovada na Comissão de Viação e Transporte da Câmara Federal proposta do deputado Neucimar Fraga (PSD) que incluir a F 118, ferrovia que liga o ES ao Rio, na emenda ao Orçamento no valor de R$ 1,5 bilhão para a implantação de trechos ferroviários no país.

Trata-se de uma emenda de comissão que entra no orçamento geral da União com força de uma Emenda Institucional. Aprovada na Comissão segue para o relator geral do Orçamento de 2022.

“Enfim poderemos ter a tão esperada ferrovia F-118, que ligará o Espírito Santo ao Rio de Janeiro e vai garantir mais desenvolvimento econômico aos dois estados, interligando os principais portos dos Estados e favorecendo também Minas Gerais e à região Centro Oeste”, disse o deputado.

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico (Sindifer-ES) estima mais de mil novos empregos e oportunidades que serão criadas na construção desse trecho da ferrovia.

Serão muitas vagas para engenheiros, mestres de linha, feitores, soldadores, topógrafos, zeladores, motoristas e ajudantes.

A ferrovia Vitória/RJ é uma necessidade antiga dos capixabas e fomentará o desenvolvimento econômico do país.

Neucimar disse ainda que articulou com o relator, deputado Hugo Leal, que é do Rio de Janeiro, a aprovação da emenda da ferrovia.

(Com informações da Assessoria de Imprensa)