BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Único deputado federal do Cidadania no ES, o coordenador da bancada capixaba, Josias da Vitória, poderá ser o novo presidente do partido no Estado, em 2021.

Ele diz que isso nem chegou a ser discutido e nem está em seus planos. Mas foi atribuído a ele o crescimento da legenda no ES, que pulou de duas para nove prefeituras.

Derrotado na capital, o atual prefeito Luciano Rezende, comandante de fato da agremiação – após oito anos no comando da máquina não conseguiu eleger seu pupilo Fabrício Gandini.

E nem se preocupou em expandir a agremiação aos demais municípios. O ex-PPs se limitou apenas a Vitória e Cariacica, onde também deixou o governo mal avaliado.

As cidades onde o partido ganhou, este ano, Àguia Branca, Aracruz, Venda Nova do Imigrante, Conceição do Castelo, Dores do Rio Preto, Governador Lindenberg, Jaguaré, Piúma, Pinheiros.

Juntas as populações desses municípios somam mais de 250 mil habitantes. Não dá para eleger um senador, mas reelege um deputado federal.