BRASÍLIA -AGENCIA CONGRESSO – Já são 19 o número de mortos vítimas das fortes chuvas no Espírito Santo. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec), 17 foram registradas só em Mimoso do Sul.
As chuvas que começaram na sexta-feira (22/3), levaram o governador do estado, Renato Casagrande (PSB-ES) a decretar estado de emergência em 10 municípios.
Neste domingo (24/3), o chefe do executivo estadual anunciou medidas de apoio às famílias e empreendedores atingidos pelo temporal, além da construção de casas que devem ser financiadas pelo governo federal.
Em coletiva de imprensa, Casagrande confirmou que vai liberar o Cartão Reconstrução, no valor de R$ 3 mil, para compra de itens que a família entenda como prioritários, como roupas, móveis e alimentos. Empreendedores devem contar com linhas de crédito especiais.
Segundo o governo, serão investidos R$ 50 milhões para subsídio de operações junto ao Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) e ao Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes).
O estado conta ainda com a campanha ES Solidário para arrecadar doações de água mineral, cestas básicas, cobertores e kits de limpeza e higiene pessoal.
Doadores podem entregar donativos de forma presencial ou ajudar com doações em dinheiro por meio de PIX disponibilizado pela ação.
Com Agências
- Publicidade -