BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O governador Renato Casagrande (PSB), pediu hoje ao presidente Lula que inclua a duplicação da BR 262, até Belo Horizonte, no acordo de reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, na cidade mineira de Mariana.
Até o final deste ano o acordo com as mineradoras de cerca de R$ 100 bilhões, deve ser assinado. E Lula pode ir ao ES ainda esse ano.
IMETAME PORTO – O presidente iria a Aracruz conhecer o sistema portuário capixaba, no litoral norte, com capacidade para receber os maiores navios do mundo. O ministro a Casa Civil, Rui Costa, participou da audiência.
A tragédia ocorrida em novembro de 2015 matou 19 pessoas, destruiu distritos e poluiu o Rio Doce em Minas Gerais e parte do litoral norte do Espírito Santo.
O acordo para reparar os danos é discutido no Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), onde as mineradoras Vale, Samarco e BHP negociam com os governos federal, capixaba e mineiro.
“O presidente Lula acha que, nos próximos dias, estará fechando esse acordo. Está em contato com o atual presidente da Vale (Eduardo Bartolomeo), com o futuro presidente da Vale (Gustavo Pimenta), para que a gente feche esse acordo ainda neste ano”, declarou Casagrande a jornalistas após o encontro.