BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – O deputado Evair de Melo (PP) é o único capixaba a integrar a Comissão Especial da Reforma da Previdência, que conta com 98 membros, sendo 49 titulares e 49 suplentes.
Apesar da diferenciação de nomenclatura, os membros titulares e suplentes têm o mesmo peso. “A votação na comissão é simbólica, gesto meramente regimental, mesmo que o parecer seja rejeitado o projeto vai ao plenário da Câmara”, afirmou.
Em discurso na comissão, Evair Melo se colocou a disposição para que seja possível realizar um debate de primeira grandeza sobre o tema.
“O maior desafio é restabelecer a dignidade de 15 milhões de brasileiros, homens e mulheres que estão à margem das oportunidades.”
Para ele, somente com a verdade será possível entregar um texto justo, com os ajustes necessários ao povo brasileiro. Evair se diz a favor da reforma, mas pretende sugerir alterações no texto.
Em entrevista à Agência Congresso, o parlamentar apontou as mudanças que pretende sugerir:
Integralidade do benefício – A PEC prevê o 40 anos de contribuição, Evair proporá que seja reduzido para 30 anos.
Benefício de Prestação Continuada (BPC) – O Governo pretende reduzir o valor para R$ 400, com pagamento a partir de 60 anos até alcançar o salário mínimo a partir dos 70 anos. Evair defende que permaneça como é atualmente.
Aposentadoria rural – No texto atual, o Governo Federal quer igualar a idade mínima de de aposentadoria 60 anos para ambos os gêneros. O deputado defende que seja 55 para os homens e 60 anos para as mulheres.
Aposentadoria dos professores – O parlamentar capixaba reforçou a importância de contemplar os professores com uma Reforma justa.
“Precisamos ter um carinho muito especial também com esses profissionais que, com o tempo, não tiveram a oportunidade de construir uma dignidade maior”, disse à Agência Congresso.