Baleia consultou Temer antes de aceitar candidatura

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Maior bancada na Câmara, com 53 deputados, o PT está numa ‘sinuca de bico”.

Se não apoiar o candidato de oposição à presidência da Câmara, ajudará Bolsonaro a eleger o sucessor de Rodrigo Maia (DEM/RJ).

O deputado Baleia Rossi (SP) é um candidato competitivo e larga na frente pela presidência da Câmara. Quinta-feira foi escolhido para a disputa.

A base de apoio de 11 partidos construída pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia, garante a ele, ao menos no papel, o apoio de 268 deputados – mais que os 257 necessários para se eleger.

Mas a votação é secreta e a traição é certa. O candidato apoiado pelo presidente Bolsonaro, deputado Arthur Lira (AL) – do Centrão – teria, em tese, 205 votos.

Mas a dúvida é saber se o PT com seus 53 votos vai lançar um candidato ou apoiar Baleia. Se negar apoio estará ajudando Bolsonaro a eleger seu candidato.

PSB e PDT

Dentro do PSB há deputados como Felipe Rigoni e Ted Conti, e governadores como Renato Casagrande, do ES, que simpatizam com a candidatura de Baleia. E também o governador do Ceará, além da maior parte da bancada do PDT.

Mas na Bancada do Nordeste existem socialistas e e pedetistas que apoiam Lira. Nesta segunda (28/12) o PT terá sua primeira conversa com Baleia.

Se negar apoio terá ainda outro problema; ficará sem espaço (cargos) na Mesa Diretora.