Os três casais em jantar no Palácio Alvorada

BRASÍLIA – O presidente Jair Bolsonaro anunciou, agora à noite (10/06), em uma postagem no Facebook, a recriação do Ministério das Comunicações.

Ele atendeu ao Centrão – grupo de partidos que apoia o governo a troco de cargos – e ao dono do SBT, Silvio Santos, sogro do indicado, o deputado Fabio Farias (PSD/RN).

A pasta foi desmembrada do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e ficará responsável pela verba de comunicação do governo, o que dá poder ao ministro.

Até então, os assuntos relacionados com a comunicação, como concessão de rádios e TVs eram vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, do ministro astronauta Marcos Pontes.

IMPEACHMENT

Com a recriação, a dicussão de temas como a implantação da rede de 5G de telefonia celular, renovação de concessões de televisão e rádio, e a ampliação e universalização da internet no Brasil ficam com o genro de Silvio Santos.

A aproximação que Bolsonaro promove com o Centrão visa neutralizar um eventual processo de impeachment, que pode ser aberto por decisão do presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM/RJ).

Na Câmara, por onde o processo começa a tramitar, já existem mais de 30 pedidos de impedimento do presidente.

O Centrão é liderado por deputados e senadores investigados pela Lava Jato, e que respondem a processo por corrupção nos governos do PT e do MDB, Lula, Dilma e Temer.