BRASÍLIA – O coordenador da bancada federal do ES no Congresso Nacional, deputado Marcus Vicente (PP), solicitou hoje aos ministros da Justiça e da Defesa, reunião para tratar das consequências da intervenção no Rio.
Teme-se que bandidos cariocas fujam para os estados vizinhos diante da pressão que deverá ser exercida pelas forças de segurança. “Pedi audiência para a bancada para terça-feira, com os dois ministros. Devemos ter prevenção. O ES não pode ter prejuízo com essa intervenção no Rio”, disse Vicente.
Já o deputado Evair Melo (PV) acha que o governo capixaba deve endurecer a ação contra os bandidos. “Aumenta a verba de comunicação da polícia, faça divulgação no Rio de Janeiro, que a polícia do ES está armada até os dentes, e autoriza usarem o rigor. Bandido não terá vez no ES “, sugeriu.
Ele lembrou que a Polícia Militar do Espírito Santo adquiriu 181 fuzis de fabricação norte-americana. Cada unidade custou cerca de R$ 5.170 aos cofres públicos. O investimento total na ampliação do armamento foi de quase R$ 900 mil.
SECRETÁRIOS EM BRASÍLIA
Também serão recebidos pelos ministros da área de segurança, os secretários da região Sudeste. O ministro da Justiça, Torquato Jardim, já marcou reunião com secretários de Segurança Pública de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo para a próxima quinta-feira (22/2).
O encontro teria sido solicitado pelo secretário de Segurança mineiro, Sérgio Barboza Menezes, que externou preocupação das três unidades da Federação, vizinhas ao Rio de Janeiro, com os efeitos colaterais do decreto de intervenção em território carioca, assinado nesta sexta-feira (16) pelo presidente Michel Temer.
Segundo o ministro, os secretários estão apreensivos com a possibilidade de fuga de criminosos do Rio para seus estados e solicitaram a reunião justamente para abordar o problema, com o objetivo de saber quais medidas preventivas podem ser adotadas.