CAFÉ DA CÂMARA: Foto arquivo Agência Congresso

BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Eleito prefeito da Serra (ES), o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), marcou para dia 17 sua renúncia ao mandato federal. Dia 1º de janeiro ele toma posse na prefeitura.

No mesmo dia da renúncia, o primeiro suplente da coligação, Neucimar Fraga (PSD), pretende tomar posse e se apresentar a bancada do seu partido, conforme informou para a Agência Congresso

Fraga disputou e perdeu a eleição para prefeito de Vila Velha. E declarou apoio, no segundo turno, ao candidato eleito Arnaldinho Borgo (Podemos).

Como primeiro suplente, Neucimar ganha dois anos como federal. Vidigal foi eleito prefeito da Serra com 54% dos votos. O vereador Fabio (REDE) obteve 45%. Mas a abstenção foi grande, 31%.

Fraga estava na coligação que disputou a eleição para Câmara Federal com o DEM, PSDB,PRP e SDD, em 2018. As seis legendas juntas só elegeram dois deputados federais.

Mais um Bolsonarista

Neucimar é presidente regional do PSD, partido do ex-prefeito Gilberto Kassab, que apoia o governo federal, e já declarou que irá apoiar o governo Bolsonaro.

Vai se juntar a quatro outros capixabas, os deputados Evair Melo (PP), Lauriete (PSC), Amaro Neto (PRB), e Soraya (PSL), que votam com o governo.

Dos dez deputados do ES em Brasília, só três votavam contra Bolsonaro; Helder Salomão (PT), Ted Conti (PSB), e Felipe Rigoni (PSB).

Outro suplente da bancada federal desta coligação, o ex-deputado Jorge Silva (SDD), de São Mateus, teria voltado para a Câmara caso a deputada Norma Ayub (DEM), tivesse ganho a eleição em Marataízes.