BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – O Prefeito de Aracruz (ES) – município a 70 km de Vitória -, Jonas Cavaglieri (SD), esteve em Brasília essa semana, onde participou do 1º Fórum Comercial de Investimentos Brasil-Russia.

O fórum objetiva fomentar negócios e promover o intercâmbio entre Brasil e Rússia. O Espírito Santo foi uma das duas unidades da Federação escolhidas como potencial local de investimento para empresas russas devido a sua solidez fiscal.

Entre os investimentos, o prefeito espera que seja autorizada pelo Senado uma ZPE – Zona de Processamento e Exportação – em Aracruz. “Fui a Fortaleza ver como funciona a ZPE de lá, e já imaginei uma em Aracruz”, disse Jonas para a Agência Congresso.

Outro importante ponto em Aracruz é a construção de uma igreja ortodoxa no Morro do Cavalo. As obras já foram inciadas, tem um monastério em construção, de acordo com Cavaglieri. Com isso, ele lista mais um motivo de aproximação com os russos.

“Nosso principal objetivo foi nos aproximar com a Russia, Aracruz será cidade irmã de São Petesburgo”. Aracruz tem população estimada de 101.220, segundo o site do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

- Publicidade -

Cavaglieri deixa claro que Aracruz possui portos e estaleiro naval. “Nossa logística é muito boa, além de termos um complexo petroquímico, agricultura forte com produção de café, mamão, coco e banana”, destaca.

E destaca: “temos uma série de atrativos para captar investimentos em nosso município. Na prefeitura, estamos montando uma infraestrutura para receber investidores”.

Ele acredita no potencial do Brasil e da Rússia e no aumento de compra e venda de produtos de ambos os países. “Durante o evento, pude falar do turismo e agricultura em nossa região, e também indústria”, explica o prefeito.

Segundo o prefeito, o governador Renato Casagrande, que deu uma palestra no evento, mostrou que o estado é saneado financeiramente e que tem condições de contribuir para atrair novos investimentos por meio da redução de impostos.

Reportagem: Gabriela Andrade

Edição: Lanna Silveira

- Publicidade -