VITORIA – Foi dia de celebração na capital do Estado. Em solenidade com cerca de 1.200 pessoas e com a presença do presidente Michel Temer, o novo aeroporto de Vitória, que agora tem capacidade para 8,8 milhões de passageiros, foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (29).

“Essa obra é fruto da fé, da esperança e da união”, afirmou a senadora Rose de Freitas (MDB-ES) em seu discurso, emocionada.

No evento, houve o reconhecimento de todos pelo trabalho de Rose e da bancada federal para garantir a conclusão das obras. A senadora, principal responsável por garantir o recurso –  de R$ 523,5 milhões – para o aeroporto, afirmou que “o futuro acabou de pousar em solo capixaba”.

Rose ainda completou: “Eu ouvi tantas vezes quando entrei no aeroporto: ´Agora vai?’, ‘Esse aeroporto é de verdade?’, ‘Vamos ter aeroporto?’, ‘Vai sair?,’ ‘Agora é para valer?´. Mas eu só aprendi fazer fazendo e lutar lutando. E, para ser franca, essa obra não era chamada de difícil, era chamada de impossível. Mas quem persevera atinge até mesmo as metas mais desafiadoras, disse a senadora.

Momento marcante na cerimônia foi quando Rose, com lágrima nos olhos, presenteou o presidente Temer com um terço que era de sua mãe, dona Lurdes, de 95 anos.

Promessa – Na inauguração, Temer prometeu acelerar a duplicação da BR-262, bem como a construção da Estrada de Ferro EF-118, que liga Vitória ao Rio de Janeiro.

“Nós não somos, no nosso Governo, de prometer. Somos de entregar, como estamos fazendo agora (com o aeroporto). Vou ousar fazer uma promessa: agilizar todos os estudos e medidas necessários para o canal ferroviário que liga ao Rio de Janeiro. Na [BR] 262, vou fazer o mesmo empenho. Depende apenas de licença ambiental para seguir a obra”, afirmou Temer.

Sobre a inauguração do terminal, o presidente afirmou ser uma alegria cívica estar no Espírito Santo para este momento. “Quero comemorar com todos. Particularmente poder inaugurar no dia de hoje o aeroporto de Vitória”, ressaltou.

Agradecimento – O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, chegou a lamentar o período em que as obras do aeroporto estiveram paralisadas, entre 2003 e 2015, ressaltando a agonia e o sofrimento para os capixabas. Mas, eufórico com a conclusão, fez questão de agradecer o empenho de Rose, do ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, e do presidente Temer para assegurar a obra.

“Quero fazer um agradecimento especial ao ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, à senadora Rose de Freitas e ao presidente da República que bancaram os recursos necessários que estavam sendo disputados legitimamente em todo o Brasil, para que nós pudéssemos estar aqui hoje nesse dia muito feliz”, destacou.

Prioridade – O Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, anunciou em Vitória que deixa a Pasta nesta quinta. Fez um balanço sobre sua atuação no Governo e lembrou sobre do esforço “para priorizar” a obra do aeroporto.

“Tivemos que exercitar a arte de priorizar obras, fazer o que é simples e dar funcionalidade. E foi exatamente isso que fizemos aqui [no aeroporto de Vitória]”, enfatizou.

Empregos – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, avaliou que o novo aeroporto é uma das portas de entrada para o crescimento econômico do Estado. “Neste aeroporto, por exemplo, teremos novas oportunidades de criação de empregos no Estado. Vai ser mais viável, mais prático. As empresas terão condições de investir no Espírito Santo. Existem também possibilidades importantes criadas aqui como consequência da conexão de Vitória com o país e com o mundo”.

Avanço – O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, foi o responsável por assinar a ordem de serviço para as obras do novo aeroporto, em 2015, quando era ministro da Secretaria da Aviação Civil. Ele aposta no avanço da economia local com a tripla movimentação de passageiros e a geração de novos empregos.

“Agora é o começo de darmos ao estado, ao povo capixaba a expressão que ele merece e a aposta que fez a bancada [federal capixaba]. O que se quer é que tenhamos o triplo do movimento que tem hoje o aeroporto e o triplo na atividade econômica, no PIB do Estado (riquezas produzidas). Estão se multiplicando por três”, destacou Padilha.

 Arte – As apresentações artísticas na inauguração do aeroporto deram leveza ao evento e arrancaram sorrisos do público e do presidente Michel Temer. O Coral Da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo e a banda da Polícia Militar tocaram o Hino Nacional e Aquarela do Brasil – de Ary Barroso – com uma qualidade musical que impressionou os convidados.

Houve ainda apresentação dos dançarinos do Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho, de Domingos Martins, que conquistaram a “simpatia” dos presentes com trajes típicos da cultura alemã.

Além disso, a Associação das Paneleiras de Goiabeiras estregou uma panela de barro ao presidente Temer.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da senadora)