BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Se o governador Paulo Hartung (PMDB) conseguir viabilizar o nome do seu vice, César Colnago (PSDB), para disputar o governo agora em 2018, ele (PH) sairá para o Senado.

Essa possível chapa – que teria ainda o nome do deputado Sérgio Vidigal (PDT) como candidato a vice governador – estaria condicionada a pesquisas eleitorais que serão feitas após o Carnaval.

Se a chapa decolar beleza. Tanto Colnago quanto Vidigal tem votos na Grande Vitória e interior. O  nome do deputado estadual Amaro Neto também estaria neste esquema como o segundo candidato ao Senado:

“Hartung quer dar uma demonstração de força para o cenário político nacional. Eleger o sucessor e as duas vagas ao Senado. E pelo menos três federais.”, diz uma fonte da AGENCIA CONGRESSO.

FEDERAIS – A formação desta chapa agrada aos deputados federais que disputam a reeleição porque de cara saem da disputa dois nomes de peso para a Câmara Federal.

Vidigal e Colnago vão disputar a Câmara Federal, de novo, caso essa chapa não vingue.

E FERRAÇO? – O senador Ricardo Ferraço (PSDB), candidato a reeleição, não estaria nos projetos de Hartung porque é visto como um provável aliado de Renato Casagrande (PSB) e Rose de Freitas (PMDB).

O Palácio Anchieta avalia hoje – segundo a mesma fonte – que ele (Ferraço) vai seguir o caminho do paí, Theodorico Ferraço, que rompeu com Hartung e apoia Casagrande para o governo.

SEM APOIO – O problema, segundo alguns presidentes de partido, é César decolar. O vice não tem um bom relacionamento com os deputados federais, que são em sua maioria, presidentes regionais de partidos.

JUCÁ – Ouvido pela Agência Congresso, o presidente nacional do PMDB, senador Romero Jucá, disse acreditar que Hartung fica no PMDB e será candidato a reeleição.

Texto Marcos Rosetti / fotos arquivo