Página Inicial Mapa do Site Edições Anteriores Expediente Colunistas Fale com seu Parlamentar Ação Social Fale Conosco
Quinta, 9 de setembro de 2010


Quem o governador Paulo Hartung (PMDB) deve apoiar para o Senado pelo ES?

Ricardo Ferraço (PMDB) e Magno Malta (PR)?
Ricardo Ferraço (PMDB) e Rita Camata (PSDB)?
Magno Malta (PR) e Rita Camata (PSDB)?

         .:: Responder ::.


"Uma guerra política é aquela em que todos
atiram pelos lábios."

Raymond Moley

 


 

 

 
     31.08.2010, 00:43:41 - IBOPE pesquisa deputados em 12 estados   30.08.2010, 14:16:34 - Presidente do PTB admite: Serra já perdeu   27.07.2010, 15:01:20 - Primeiro voto na urna será para deputado estadual   26.08.2010, 00:13:46 - Multa de R$ 191 reais para quem dirige falando ao celular   23.08.2010, 12:12:17 - Depois do café, agora é o peixe do Vietnã que invade o Brasil   

30.03.2010, 17:43:26
Só Lula resolve impasse sobre pré-sal. Assim mesmo após eleição

No último dia de prazo para apresentação de emendas aos quatro projetos do pré-sal, os senadores Renato Casagrande (PSB-ES) e Francisco Dornelles (PP-RJ) protocolaram em conjunto uma emenda que garante aos estados produtores de petróleo, melhores condições do que as impostas pela Câmara, após a aprovação da emenda Ibsen Pinheiro.

Os dois estados são os mais prejudicados com as leis aprovadas na Câmara dos Deputados com a chamada “Emenda Ibsen”.

A quebra dos contratos atuais levaria a prejuízos bilionários nas arrecadações estaduais. Segundo o senador Casagrande, a emenda mantém todos os contratos já licitados e não se mexe na partilha ou distribuição de royalties.

Casagrande e Dornelles garantem que com a Emenda deles, os municípios e os estados não produtores também acabam ganhando. Nas contas do senador fluminense, se fossem analisados os números arrecadados no ano passado, haveria um crescimento de 470%.

Os dois parlamentares, no entanto, admitem que sem o aval do presidente Lula, dificilmente a questão do pré sal será decidida via acordo pelo Congresso.

Os estados e municípios produtores perdem na participação especial, mas ganham no resultado, assim como a União que acaba “centralizando tudo”, disse Renato Casagrande.

Ele resume a proposta como um “tratamento diferenciado aos estados e municípios produtores e amplia a participação dos estados e municípios não produtores”.

“Vamos procurar agora apoio pra ela [emenda] para ter maioria e buscar um entendimento com os líderes da Câmara”, explica Casagrande.

O consenso na Câmara também é importante, pois como os projetos serão alterados no Senado, eles retornam para os deputados para uma segunda e definitiva votação.

Após o Congresso, os projetos do pré-sal serão sancionados ou não pelo presidente-metalúrgico Lula da Silva, que pode vetar artigos.

O mais provável é que ele (Lula) faça isso com o Congresso renovado, em janeiro de 2011.

Pelo texto da emenda dos senadores Casagrande e Dornelles, o quadro de distribuição dos dividendos com a exploração do petróleo, gás natural no pré-sal e no continente ficaria da seguinte forma:

PROPOSTA APREENTADA

Terra 15%


Estados produtores – 6,125%
Municípios produtores – 1,75%
Municípios afetados por embarque e desembarque – 0,875%
União – 6,25%
FPE – 2,5%
FPM – 2,5%
Ciência e Tecnologia – 1,25%


Mar 15%


Estados produtores – 4,5%
Municípios produtores – 3,125%
Municípios afetados por embarque e desembarque – 0,875%
União – 6,5%
FPE – 2,5%
FPM – 2,5%
Marinha – 0,5%
Ciência e Tecnologia – 0,5%
Meio Ambiente – 0,5%





A Agência Congresso é um site independente feito por jornalistas profissionais.
Especializado na cobertura do Congresso Nacional, especialmente da Bancada Federal Capixaba. Link direto com os principais formadores de opinião e veículos de comunicação do Espírito Santo.

Agência Congresso - STN Ed. Montreal III, Lote K, Sala 30 - CEP 70.770-100 - Brasília DF
Fones (61) 3483 6252 (61) 99898014 (27) 9992 2610


Copyright © 2007 - Todos os direitos reservados
Proibida a cópia total ou parcial deste website sem a devida permissão.