Foto: Sérgio Lima/PODER 360

BRASÍLIA AGENCIA CONGRESSO – Faltando mais de ano ( 13 meses) para terminar o mandato do atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), oito pré-candidatos já trabalham nos bastidores pedindo votos.

O mais viável, entre os atuais pretendentes, é o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), atual presidente nacional da sigla. Junto com PP e PTB formam a maior bancada da Casa com 84 deputados.

Mas isso não significa que devem permanecer juntos na eleição prevista para ocorrer em dois de fevereiro de 2021. Votam os 513 deputados.

O atual vice presidente da Casa, Marcos Pereira, do Republicanos, homem de confiança do “bispo” Edir Macedo é outro candidato mas é pouco articulado na Casa. Com 53 deputados, o PT ainda não definiu o nome mas já anunciou que vai concorrer.

Os outros candidatos são Arthur Lira e Aguinaldo Ribeiro, do PP; Elmar Nascimento e Fernando Coelho Filho; ambos do DEM. E Fábio Ramalho (MDB-MG), ex- vice presidente da Casa. Mas vai depender do desempenho de Rossi pois ambos são da mesma sigla.

Bolsonaro

Com 52 deputados, o PSL deverá apoiar um nome em acordo com o presidente Jair Bolsonaro, porque a sigla não tem cacife para eleger o próximo presidente. Nem mesmo o novo partido do presidente, o Aliança, que sequer existe.

O PT também não tem voto para eleger o sucessor de Maia, e deverá indicar um candidato apenas para barganhar a presidência de alguma comissão ou cargo na Mesa Diretora, a troco do seu apoio.

O presidente da Câmara – além de chefe de um dos três poderes da República – é o terceiro na linha sucessória, substituindo o presidente do Executivo em casos de impedimento do vice presidente.