Apoiadores do partido Aliança pelo Brasil

BRASÍLIA — AGENCIA CONGRESSO — O novo partido do presidente Bolsonaro, Aliança pelo Brasil, não contará com a única deputada do PSL capixaba, Soraya Manato.

Eleita de carona na ‘onda Bolsonaro’ em 2018, ela declarou que vai continuar apoiando o governo do presidente Jair Bolsonaro, mas permanecerá no PSL. 

“Não tenho lado, nem time. Quero priorizar meu trabalho na Câmara com muita seriedade. Estou aqui representando meu estado com um projeto de Brasil e não de poder”, alegou.

O racha no Partido Social Liberal deve enfraquecer a sigla. Cerca de 18 deputados — alinhados com o presidente — foram punidos. Mas 30 devem seguir para o Aliança.

Já o presidente nacional do PSL, deputado Luciano Bivar (PE), disse para a Agência Congresso que está tranquilo, e acredita que restarão 30 deputados na sigla, dos 52 eleitos em 2018.

A crise no partido já se arrasta há alguns meses. Um dos momentos mais graves foi quando o então líder da sigla, delegado Waldir, chamou Bolsonaro de vagabundo.

Entre os parlamentares suspensos está o filho do presidente, deputado Eduardo Bolsonaro (SP), que poderá perder a liderança da sigla na Câmara.

O PSL é hoje a segunda maior bancada; só perde para o PT, com 56 deputados. Bivar disse para a AGC que a punição foi uma decisão da Executiva Nacional e Diretório Nacional do PSL. 

Questionado pela Agência Congresso, o delegado Waldir Soares disse que achou justa a punição dos parlamentares do PSL, pois é proporcional às condutas praticadas de cada um.

Outra deputada ouvida pela AGC, Alê Silva (PSL-MG) não se sente constrangida com a penalidade, pois acredita que é vítima de perseguição política.

“Eu que denunciei o esquema de laranjas em Minas Gerais. Quando iniciada essa investigação descobriu-se que o Luciano Bivar [presidente do PSL] orquestrou essa mesma fraude em Pernambuco”, dispara a parlamentar mineira. 

Alê Silva ainda não foi notificada da suspensão e não sabe até que ponto essa decisão tem validade. “Como ré não tenho consciência do que fiz, o clima no partido é bem tranquilo até o momento, nós apenas denunciamos irregularidades da legenda”, assegura. 

Deputada Federal Dra Soraya (PSL) disse que fica no partido

Questionada sobre a posição de sua colega Soraya Manato, Alê comentou que o problema de Soraya é que o marido [Carlos Manato] tem interesses na política do Espírito Santo.

“Dessa forma, eles já têm pré-candidatos engajados no PSL. Seria prejudicial o esposo dela romper com o partido perto das eleições municipais”, contou.

Bibo Nunes (PSL-RS) achou a punição pouca. “É injusta, eu mereço quatro anos, eu quero muito mais, pois quanto mais punição melhor eu fico com a sociedade”, ironiza.

Com indignação, ele esclareceu que um partido como o PSL é motivo de vergonha e que o Aliança pelo Brasil está forte.

Daniel Silveira, deputado pelo PSL-RJ, acredita num despertar político e crê que o presidente da República é a própria Aliança pelo Brasil.

“Queremos ser o início de um legado político que possa ser pautado pela ordem e moralidade. Em uma década, podemos modificar o Brasil”.

Coronel Tadeu (PSL-SP) segue o líder Bivar, mas não gosta de ser rotulado como deputado contra o presidente. “Eu apoio o Bolsonaro, mas não sigo a liderança de Eduardo Bolsonaro [filho], vou permanecer no PSL e  Dra. Soraya também”, afirma.

Deputados que anunciaram que irão para o Aliança

Bibo Nunes (PSL-RS) 

Alê Silva (PSL-MG)

Bia Kicis (PSL-DF) 

Carla Zambelli (PSL-SP)  

Carlos Jordy (PSL-RJ) 

Daniel Silveira (PSL-RJ) 

Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ)  

General Girão (PSL-RN) 

Filipe Barros (PSL-PL) 

Junio Amaral (PSL-MG) 

Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PSL-SP) 

Márcio Labre (PSL-RJ) 

Sanderson (PSL-RS) 

Major Vitor Hugo (PSL-GO) 

Aline Sleutjes (PSL-PR)

Chris Tonietto (PSL-RJ)

Helio Lopes (PSL-RJ)

Coronel Armando (PSL-SC)

Deputados que ficam no PSL

Abou Anni (PSL-SP)

Caroline de Toni (PSL-SC)

Charlles Evangelista (PSL-MG)

Coronel Chrisóstomo (PSL-RO)

Coronel Tadeu (PSL-SP)

Daniel Freitas (PSL-SC)

Delegado Antônio Furtado (PSL-RJ)

Delegado Marcelo de Freitas (PSL-MG)

Delegado Pablo (PSL-AM)

Delegado Waldir (PSL-GO)

Luiz Ovando (PSL-MS)

Soraya Manato (PSL-ES)

Enéias Reis (PSL-MG)

Fabio Schiochet (PSL-SC)

Felício Laterça (PSL-RJ)

Felipe Francishini (PSL-PR)

General Peternelli (PSL-SP)

Guiga Peixoto (PSL-SP)

Gurgel (PSL-RJ)

Heitor Freire (PSL-CE)

Joice Hasselmann (PSL-SP)

Julian Lemos (PSL-PB)

Júnior Bozzella (PSL-SP)

Léo Motta (PSL-MG_

Loester Trutis (PSL-MS)

Lourival Gomes (PSL-RJ)

Luciano Bivar (PSL-PE)

Luiz Lima (PSL-RJ)

Major Fabiana (PSL-RJ)

Marcelo Brum (PSL-RS)

Nelson Barbudo (PSL-MT)

Nereu Crispim (PSL-RS)

Nicoletti (PSL-RR)

Professor Joziel (PSL-RJ)

Professora Dayane Pimentel (PSL-BA)

Reportagem: Gabriela Andrade