BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – As redes sociais mudaram definitivamente a relação do político com o eleitorado. Os tapinhas nas costas, os comícios, e a distribuição presencial de santinhos foram substituídos pelas selfies, lives, stories e mensagens no whatsapp.

A Agência Congresso acompanhou o trabalho dos deputados capixabas nas redes sociais por 10 dias. Os deputados Felipe Rigoni(PSB), Helder Salomão(PT) e Evair de Melo (PP) lideram a lista dos mais participativos no Twitter, Facebook e Instagram.

A análise feita pela Agência Congresso mostrou que o Instagram é, de longe, a rede social mais popular entre os parlamentares. O conteúdo das demais redes sociais é apenas replicado do Instagram.

A Norma Ayub (DEM) também faz muitas publicações sobre sua atividade política. Inlcuindo posts comemorativos nos aniversários das cidades capixabas.

Publicação no Instagram Norma Ayub


ELEIÇÃO MUNICIPAL
A proximidade do pleito de 2020 também tem determinado um aumento no número de posts, principalmente por parte das assessorias dos pré-candidatos.

Sérgio Vidigal por exemplo, que pretende disputar a prefeitura da Serra pelo PDT, tem turbinado suas publicações desde que assumiu o segundo mandato federal em fevereiro.

Com publicações diárias, Helder Salomão e Evair de Melo intercalam publicações políticas e pessoais. Mesmo com uma participação ativa nas redes sociais, os dois acumulam juntos pouco mais de nove mil seguidores no Instagram.

Evair não deve concorrer a nenhuma prefeitura, mas Helder é candidatíssimo em Cariacica, município que governou por oito anos.

“Eu gostaria de concorrer a prefeitura de Vitória”, disse Evair durante audiência no ministério da Infraestrutura, semana passada. Mas ele mesmo admite que as possibilidades são remotas.

Perfil no Instagram dos deputados Evair de Melo e Helder Salomão

 

FELIZ COM MANDATO
Norma Ayub também deve concorrer a prefeitura de Itapemirim. Mas ela diz que está feliz com o segundo mandato que exerce na Câmara, e não pensa nisso ‘ eleição” neste momento.

Mas o fluxo de postagens tem aumentado conforme se aproximam as eleições municipais de 2020.

Helder Salomão disse para a Agência Congresso que usa as redes para divulgar seu trabalho, mas que acredita que o meio digital nunca irá substituir a participação presencial.

“As plataformas ajudam bastante na divulgação das ações, no debate das ideias e na consolidação da imagem. Acho importante manter a presença nas redes, mas não se pode deixar se estar nas ruas próximo das pessoas” afirma.  

Deputado Helder Salomão PT

A linguagem utilizada na internet pode fazer com que as pessoas se engajem e participem das publicações, ou não, resumiu.

Já as redes sociais do mais jovem deputado da bancada, Felipe Rigoni são bem atualizadas com uma linguagem jovem e, principalmente, fácil de entender. Ele conta com mais de 30 mil pessoas seguindo seu trabalho.

Post Felipe Rigoni no Twitter

Em entrevista à Agência Congresso, Rigoni nos disse que as redes sociais existem para o diálogo. Segundo ele, a participação popular é uma das premissas do seu mandato.

“O ambiente digital nos possibilita alcançar um número maior de pessoas, mas temos feito reuniões no Espírito Santo e em Brasília para ouvir especialistas e aprender com outras experiências.”

Com o objetivo de aumentar a interação popular com o mandato, a equipe de Rigoni lançou o aplicativo “Nosso Mandato”, onde o eleitor pode opinar nas votações, sugerir projetos e fiscalizar o mandato.

“É preciso ser didático, claro e transparente. É a partir dessa interação que faremos um mandato cada vez melhor”, afirma.

A liderança da corrida por seguidores no Instagram fica a cargo da deputada Lauriete com 1 milhão de usuários conectados à sua rede, seguida de Amaro Neto (52,3 mil) e Felipe Rigoni (31,8 mil).

Post no Instagram da deputada Lauriete

Lauriete se divide entre o congresso e o trabalho como cantora gospel, o que faz com que o engajamento dos seguidores em suas redes sociais aumento muito.

Mas como deputada sua produtividade tem sido baixa, conforme atestado por levantamento da AGENCIA CONGRESSO, em três meses de mandato ela só apresentou duas proposições legislativas.

Em 3 meses deputados apresentam 137 propostas. Lauriete foi a menos produtiva

SERRA – Deputado mais votado da bancada, Amaro Neto (PRB),, é outro que tem forte apelo popular nas redes sociais muito mais por sua profissão de apresentador de programa policial, do que por sua produtividade parlamentar.

Ele é apresentador do programa Balanço Geral no Espírito Santo, na TV Record/Vitória. Já exerceu um mandato de deputado estadual com baixo desempenho. É pré candidato a prefeito de Vitória ou Serra.

Os deputados Da Vitória (PPS), Ted Conti (PSB) mantém um ritmo de postagens normal, não há nada de muito diferente nas redes sociais deles.

Postagens diárias sobre a agenda dos congressistas é o que compõe o feed de suas redes sociais. Mas Conti é até o momento, o mais ‘fraco’ nas redes sociais

A opinião dos Eleitores
Milena Chaves, estudante universitária, 25 anos, moradora do Entorno do DF, diz que tem o costume de fiscalizar e acompanhar o trabalho dos parlamentares nas redes.

Segundo ela, quando começou a desenvolver essa prática, os comentários e mensagens eram deixados nas páginas no Facebook, mas com o crescimento do Instagram, passou a fazer sua fiscalização por lá.

“Da última eleição pra cá eu percebo que esse contato se estreitou mais. Eu considero 100% importante que os políticos tenham rede social . É uma forma rápida de comunicação”, afirma.

Milena aponta pontos negativos no advento das redes sociais e da informação apenas por elas: “vejo que a presença dessas personalidades nas redes desencoraja a participação de fato. Antes eu até ia nas sessões da Câmara. Agora eu sinto menos necessidade de ir”, conclui.

Alexandre de Andrade Zandoná, 39, policial militar morador da cidade de Valparaíso de Goipas, também utiliza as redes sociais para fiscalizar o trabalho dos políticos. Questionado sobre a pessoalidade das respostas recebidas, ele afirma que parecem sempre ser respostas automáticas, mas não se sente incomodado:

“Por mais que eles não estejam respondendo, algum assessor está. Então eles [assessores] estão fazendo uma síntese e levando ao deputado. Como a demanda é muito grande, talvez eles [deputados] não tenham tempo de responder, mas a crítica, a revolta chega de alguma forma até eles.”

Ranking da bancada – Número de seguidores*

Posição Deputado Twitter Instagram Facebook
1 Lauriete 150.000 1 milhão 95.030
2 Amaro Neto 52.300 150.734
3 Felipe Rigoni 2.884 31.800 40.071
4 Helder Salomão 31.900 5.231 28.690
5 Sérgio Vidigal 340 6.200 29.972
6 Evair de Melo 1.952 4.311 18.620
7 Da Vitória 1.747 8.158 15.121
8 Norma Ayub 5.737 11.410
9 Ted Conti 3.786 13.277
10 Soraya Manato 816 2.906 11.380

*prints e tabela atualizados em 3 de maio de 2019