BRASÍLIA – Ter um smartphone em mãos hoje significa estar diante de um mundo cheio de possibilidades. Muitas dessas vantagens dão-se pela utilização das redes sociais, já que o uso delas faz parte da rotina de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Por meio desses canais é possível consumir notícias, conversar com outros usuários, participar de debates, fazer compras, jogar games e claro: ampliar o networking e ficar de olho nas oportunidades do mercado de trabalho.

Isso vale também para quem busca um estágio, pois as grandes empresas utilizam essas ferramentas, especialmente o LinkedIn, para recrutar os talentos. 

Sendo assim, os recrutadores estão sempre atentos aos perfis de universitários, afinal de contas, o LinkedIn funciona como uma espécie de currículo online. E de acordo com uma pesquisa especializada, cada vez mais estudantes estão utilizando a rede social para encontrar uma boa vaga para iniciar a carreira.

O que diz a pesquisa

O estudo intitulado como “O perfil do candidato a vagas de estágio – 2019”, realizado pela Companhia de Estágios, consultoria especializada em programas de aprendizagem, estágio e trainee, mostra que o Linkedin é o canal mais utilizado para quem busca uma vaga de estágio, pois 60% dos entrevistados afirmaram usar a rede social corporativa para procurar vagas. 

Enquanto apenas 19% usam o Facebook com a mesma finalidade. Por um outro lado, 21% dos candidatos a estágios ainda não costumam entrar nas redes sociais para buscar oportunidades.

Resultado de imagem para recrutamento e seleção

De acordo com o diretor da Companhia de Estágios, Tiago Mavichian, estar nas redes sociais, principalmente no LinkedIn, é muito válido para não perder oportunidades. 

“É uma tendência que surgiu nos últimos anos. É natural que as redes sociais sejam utilizadas para conseguir um estágio, afinal, se tornaram ferramentas com muita diversidade de pessoas e assuntos. No entanto, requer um pouco de esforço por parte de quem busca oportunidades, já que não é apenas fazer conexões, mas, sim, gerar engajamento, construir uma imagem positiva e também, é claro, consumir conteúdos que podem agregar na carreira profissional”, diz.

LinkedIn


O Linkedin possui mais de 500 milhões de usuários ao redor do mundo, somente no Brasil são 45 milhões de profissionais conectados na rede social, com tanta abrangência, certamente, é uma rede social que não deve ser ignorada. 

No entanto, é comum que em um primeiro contato com o site o estudante fique perdido ou até mesmo cometa algumas gafes, então, vale a pena se atentar em alguns detalhes.

A rede social incentiva os usuários a preencherem as seções do perfil com algumas informações importantes. Por ser um currículo, é interessante que o candidato coloque o máximo de que puder, pois, todo conteúdo ajuda o universitário a ter mais destaque. 

Olho nos sites de recrutamento

Mesmo que as redes sociais tenham papeis importantes na busca da tão sonhada vaga de estágio, é importante também estar presente nos sites de recrutamento para não perder oportunidades. 

Segundo essa mesma pesquisa realizada pela Companhia de Estágios, 44% dos universitários que já fazem parte de um programa de estágio, conseguiram a vaga por meio de sites especializados em contratação.

 “Na verdade, um canal não elimina outro. É importante estar nas redes sociais, conhecer outros profissionais e construir uma imagem digital. No entanto, as principais empresas também estão em site de recrutamento, pois, na maioria das vezes, eles preferem contratar estagiários por meio de consultorias”, finaliza Mavichian.

Sobre a empresa

Fundada em 2006, a Companhia de Estágios tem atuação nacional e impacta mais de 4 milhões de estudantes. As ações da empresa já selecionaram mais de 12 mil estagiários para programas de estágios da Amazon, Twitter, Scania, Sanofi, DuPont, Goodyear, AkzoNobel, Cyrela, Amil, Microsoft, entre outras com soluções tecnológicas de inteligência artificial, jogos online e realidade virtual.

Fonte: Companhia de Estágios