BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – O deputado federal Evair de Melo (PP-ES) protocolou um projeto de lei para denominar o Contorno do Mestre Álvaro, na Serra, como “Governador Gerson Camata”.

O projeto é uma homenagem ao ex-governador do Espírito Santo morto covardemente ano passado. O contorno faz a ligação com a BR 101 Norte e tira o trânsito pesado da região urbana.

“O assassinato brutal do ex-governador do Estado do Espírito Santo, Gerson Camata, aos 77 anos, ocorrido na tarde de 26 de dezembro de 2018, em Vitória (ES), comoveu todos os capixabas”, disse o deputado na justificativa do projeto.

Segundo Evair, Camata foi protagonista na história política do Espírito Santo, e “sem sombra de dúvidas, também no cenário nacional, com presença marcante por mais de cinco décadas”.

O projeto ainda será votado mas conta com apoio de todos integrantes da bancada capixaba.

Quem foi Camata

Natural de Castelo, Gerson Camata começou a vida como radialista e apresentador do Programa Ronda da Cidade, na Rádio Vitória. Era formado em Ciências Econômicas, pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Começou a carreira política como vereador. Foi deputado estadual, federal por dois mandatos, senador por três vezes e governador do Estado. Era casado com Rita Camata e deixou dois filhos e uma neta.

(Fotos: Arquivo Agência Congresso)