BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – O presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP) pretende participar da convenção estadual da sigla no ES, dia 29. Ele defendeu ontem o fim do conflito no estado.

Baleia, no entanto, condiciona sua participação na convenção a um consenso entre as duas correntes que disputam o controle do partido no estado, dos ex-deputados federais Lelo Coimbra e Marcelino Fraga.

Segundo informou a assessoria de imprensa do parlamentar, ele aguarda o desenrolar de conversas entre as duas chapas para decidir se embarca para Vitória na próxima sexta-feira.

E teria sugerido aos dois concorrentes que cheguem a um acordo. Todos os diretórios estaduais do partido no país já realizaram convenção, menos ES.

O clima em Vitória, entretanto, é de mais confronto. Nem Lelo nem Marcelino acenam com acordo. E a disputa está sendo judicializada.

Membros da direção nacional do MDB ainda acreditam na possibilidade da senadora Rose de Freitas retornar a sigla. Se isso ocorrer, seria a saída para acabar com o conflito.

Mas a senadora disse para a Agencia Congresso que não pensa em voltar ao MDB que deixou em 2018 para concorrer ao governo do estado, porque o ex-governador Paulo Hartung – alaido de Lelo – tinha o controle do partido.

LEIA TAMBÉM

Ministros do STF na mira da CPI da Lava Toga; Gilmar Mendes é o primeiro