VITÓRIA – Após se reunir nesta sexta (16) com o deputado estadual Sergio Majeski, o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Gama, se manifestou solidário ao trabalho do parlamentar.

E mais: que o TJ está de portas abertas, segundo informou a assessoria do parlamentar. Das quatro ações apresentadas contra o Estado, nos casos dos fechamentos de escolas, três foram julgadas como procedentes e uma favorável ao Estado.

O deputado pediu a audiência em função do descumprimento da Legislação por parte do Governo do Estado, que segue fechando escolas, turmas e turnos nos municípios capixabas.

“Isso obriga adolescentes e jovens a percorrer dezenas de quilômetros diariamente para acessar outras unidades de ensino. Condição que acaba provocando o aumento da evasão escolar”, disse Majeski.

Ao chefe do Poder Judiciário capixaba, Majeski levou um raio-x da Educação do Espírito Santo, com números do próprio Portal da Transparência que dão sustentação a todas as denúncias protocoladas e realizadas pelo deputado nos últimos quatro anos.

Além disso, apresentou todas as ações civis públicas dos municípios que vivem essa triste realidade: Afonso Cláudio, Alegre, Cariacica, Colatina, Muniz Freire e Vitória.

Ao todo, já são 42 unidades com atividades encerradas desde 2015, além de mais de 5 mil turmas fechadas.