BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Legenda que mais defende a Lava Jato no Congresso Nacional, o Podemos vai ganhar um novo senador, Regufe de Brasília. Mas seu objetivo maior é filiar o ministro da Justiça Sérgio Moro para disputar a eleição de 2022. 

O senador José Antônio Reguffe (Sem partido) anunciará este mês sua filiação ao Podemos. As conversas com o senador Álvaro Dias (Pode-PR), principal expoente da legenda, ocorrem há a pelo menos três meses.

Álvaro que concorreu à Presidência da República nas últimas eleições, tem dito a colegas que está mais animado com a perspectiva de filiar Regufe.

José Reguffe é jornalista, economista e foi eleito senador pelo Distrito Federal em 2014 com 826.576 votos.

O projeto do senador Álvaro Dias é fortalecer a legenda para disputar a sucessão do presidente Jair Bolsonaro (PSL). E existe um consenso na sigla de que o melhor nome é do ex-juiz Sérgio Moro.

O assunto, entretanto, não pode ser tratado neste momento porque Moro é ministro de Bolsonaro que está no poder há oito meses. Qualquer gesto partidário neste sentido poderia irritar o presidente.

CAPIXABAS

O Podemos conta hoje com dois senadores do Espírito Santo, Rose de Freitas, ex-MDB, e Marcos do Val, ex- PPS.

A legenda tem feito um esforço no sentido de crescer no Congresso. Em quatro meses foram três filiações de senadores que fizeram o partido passar de cinco para oito parlamentares.

O último a chegar foi o capixaba Marco do Val. Antes Lasier Martins (RS), jornalista eleito pelo PDT em 2014 e que desde 2017 estava no PSD, também aderiu ao PODE.

Com o novo tamanho da bancada, agora a terceira maior da Casa empatada com o PSDB, o partido deve ficar com a segunda vice-presidência do Senado.

Acima de Podemos e PSDB, estão as bancadas do MDB, com treze, e do PSD, com nove senadores.