BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Após três mandatos governando o Espírito Santo, o governador Paulo Hartung (MDB) pode sofrer sua primeira derrota eleitoral em outubro.

As duas últimas pesquisas feitas no estado, por institutos diferentes ( Futura e Enquet)  mostram o atual governador empatado tecnicamente com o ex-governador Renato Casagrande (PSB).

Nos cenários de segundo turno, no entanto, as duas pesquisas mostram vitória de Casagrande. Com um agravante: a rejeição de Hartung é a maior.

O principal fator que afeta a imagem do governador foi a greve da Polícia Militar em fevereiro do ano passado, quando a população perdeu a confiança no governo.

Paulo Hartung, entretanto, nunca perdeu uma eleição.Mas vai enfrentar em outubro seu pleito mais difícil. E sem o apoio dos prefeitos de cidades mais importantes, como Vitória, Vila Velha e Serra, três maiores colégios eleitorais.

DESCONTENTES

Um dado de peso da pesquisa, porém, não pode ser ignorado. Faltando pouco mais de três meses para as eleições deste ano, o desinteresse do eleitor pelo processo eleitoral é alto.

A pesquisa de hoje foi feita pela Enquet, contratada pela Rede Sim e divulgada em parceria com a Rede Capixaba de Comunicação, Band News e Jornal Metro.

A Enquet é um dos mais importantes institutos do ES. Segundo o levantamento mais de 65% dos entrevistados disseram ter pouco ou nenhum interesse no processo.

FUTURA – Na pesquisa de abril divulgada pela Rede Gazeta – na estimulada, quando são apresentados os nomes dos pré-candidatos –  o atual governador Paulo Hartung tinha 36,9% das intenções de voto e Renato Casagrande 36,1%.

Hartung maior rejeição –  A pesquisa Futura também apontou a rejeição dos candidatos. O atual governador, Paulo Hartung, é rejeitado por 22,8 % dos capixabas, enquanto Casagrande com 9,5%.