BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Pelo menos três dos dez deputados federais do ES devem mudar de partido em março do ano que vem, quado for aberta a “janela” prevista pela reforma eleitoral. Quem mudar neste período não perde o mandato. A abertura desta ‘brecha’ eleitoral vai mudar o cenário posto para 2018, principalmente em relação as candidaturas proporcionais.

Evair Melo (PV), Norma Ayub (DEM) e Helder Salomão (PT) são os primeiros candidatos a mudar de partido, por razões diferentes. Todos dez federais são candidatos a reeleição ano que vem.

Os mais antigos da bancada capixaba são Lelo Coimbra (PMDB), com três mandatos consecutivos – 12 anos – e Manato (SD) com quatro mandatos – 16 anos. Vão buscar o quarto e quinto mandatos consecutivos.

O destino da deputada Norma Ayub pode ser o PSB do ex- governador Casagrande, caso o DEM se alie ao projeto político do atual governador Paulo Hartung (PMDB). O deputado estadual Theodorico Ferraço, marido de Norma, também poderia para o PSB ou outra legenda aliada do ex-governador Casagrande.

Abraço do afogado
Insatisfeito com os rumos do PT e as denúncias de corrupção que envolvem o partido, Helder Salomão avalia que teria dificuldades de se reeleger pela sigla. Dai a busca de uma legenda de centro esquerda.

Já Evair Melo que está engajado no projeto da senadora Rose de Freitas para o governo do estado, admite ir para vários partidos, menos para o PMDB de Rose, mesmo que a senadora retome o controle da sigla no ES, hoje sob comando do deputado Lelo Coimbra.

“Tudo menos PMDB. Apoio Rose onde ele estiver, mas PMDB da não!!!. Meu apoio a Rose são pelas entregas (obras e recursos )dela ao ES. Eu queria na verdade que ela saísse do PMDB.”, diz.

Em 2008, uma decisão do Supremo Tribunal Federal estabeleceu que os parlamentares que mudassem de partido sem justificativa perderiam o mandato, que pertence à legenda.

Em 2015, o Congresso aprovou uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que previa duas “janelas” para a troca sem punição – uma em 2016 e a outra entre março de 2018.