BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO –  O ES deverá ganhar até o fim do ano uma unidade da Embrapa, garantiu o ministro da Agricultura Blairo Maggi.
Só dois estados, ES e Rio Grande do Norte, ainda não tem agências da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), fato que surpreendeu até o ministro.
O anúncio foi feito durante audiência a senadora Rose de Freitas (Pode-ES), no ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Para que a agência capixaba seja criada, o ministro mandou publicar a Portaria 105/2018, para criar um grupo de trabalho a fim de ampliar e fortalecer a atuação da instituição no Estado.
“A criação da agência é fundamental para a agricultura capixaba”, destacou Rose. O local onde vai funcionar a Embrapa capixaba não está definido, mas uma das opções são os armazéns do extinto IBC em Jardim da Penha.
O grupo criado ficou encarregado de estudar os cenários e as possibilidades para implantação e fortalecimento da pesquisa agropecuária.
Atualmente, três pesquisadores da Embrapa já atuam no Espírito Santo desenvolvendo pesquisas com café, fruteiras, pecuária e outras cadeias.
“É uma forma importante de fortalecer a atuação da Embrapa no Espírito Santo. Mas com a unidade poderiam ser feitas pesquisas. O ES depende muito da agricultura”, disse o superintendente federal de Agricultura no ES, Dimmy Barbosa.
foto Agenciacongresso