BRASÍLIA – O ministro Marcos Pontes, da Ciência e Tecnologia, foi informado, por pessoas ligadas ao presidente Jair Bolsonaro, que deve ser demitido nos próximos dias.
Bolsonaro pretende colocar no cargo um nome ligado a parlamentares do Centrão. No momento, o mais cotado é o ex-prefeito e presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, que já ocupou a pasta.
Kassab tem no Espírito Santo, como aliado e presidente na sigla estadual, o ex-prefeito Neucimar Fraga, suplente de deputado federal, e que pode assumir vaga na Câmara ano que vem caso os deputados Norma Ayhub (DEM), ou Sérgio Vidigal (PDT), sejam eleitos prefeitos.
Kassab no ES, campanha de Neucimar a prefeito.
Kassab foi prefeito de SP e ex-ministro do governo Temer. Ocupou cargo no governo de SP, mas está afastado do cargo de secretário-chefe da Casa Civil do governo de João Doria (PSDB) em São Paulo.
Ele foi alvo de uma operação da Polícia Federal, acusado de receber R$ 58 milhões em propina da JBS entre 2010 e 2016. A investigação é um entrave para a nomeação dele ao ministério, em razão dos prejuízos que traria para a imagem do presidente e seu governo.
A alternativa, estudada pelo Executivo, é colocar um indicado de Kassab na pasta de Marcos Pontes. O astronauta, primeiro brasileiro a ir ao espaço, decepcionou a comunidade científica e de tecnologia ao não ter posições firmes em meio a perda de verba, o que praticamento parou sua pasta.
Com informaões do CB