BRASÍLIA – AGENCIA CONGRESSO – Nem todo mundo que pega o coronavírus morre. Pelo contrário. Só uma minoria não resiste, como idosos. População da terra sãon 8 bilhões. Vítimas fatais até hoje (14/3) pouco mais de 5 mil pessoas.

Muitos ex-contaminados receberam alta hospitalar e estão trabalhando normalmente, inclusive os brasileiros que ficaram confinados em Anápolis (GO) após voltarem da China.

Não existe motivo para pânico. O corona não é setença de morte. No total, a China registrou 81.000 casos do novo coronavírus e 3.173 mortes. E olhe que a população da China é de mais de 1,3 bilhão de pessoas.

Preta Gil (foto) confirmou estar com coronavírus. Ela usou redes sociais para comunicar. Pegou num casamento em Itacaré.

Na Itália, segundo país mais afetado devido a demora do governo em agir contra a contaminação, o número de mortos foi de 1.200. O número total de casos na Itália – o país europeu mais afetado pelo vírus – é de 16.000.

Na China, o surto tem fechado fábricas e centros comerciais e deixado muitos cidadãos trancados em suas casas por medo do contágio, reduzindo dessa forma o consumo e a produção industrial.

A China é a segunda maior economia do mundo, com uma participação no PIB global da ordem de 18%. No Brasil até agora nenhuma vítima fatal.

Médicos afirmam que algumas pessoas podem pegar o vírus, ter no máximo uma coriza, e não ter seu dia a dia afetado.

PRECAUÇÃO – Mas isso não significa que cuidados devem ser desprezados, como lavar as mãos frequentemente, por pelo menos 20 segundos, com sabão e água ou álcool em gel.

Cobrir a boca e o nariz com o antebraço ao tossir ou espirrar; Manter-se hidratado, pois ajuda a aumentar a imunidade; evitar tocar seu rosto, olhos ou boca sem que as mãos estejam limpas; de principalmente não compartilhar objetos pessoais, como copos e garrafas.

PANDEMIA – Foi depois que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou pandemia que muita gente entrou em pânico, correu para supermercados, fugiu de aeroportos, e cancelou vôos diante da ameaça invisível.

O diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, pontuou que, apesar da mudança de categoria representar uma nova etapa da disseminação do Sars-CoV-2, a palavra pandemia deve ser utilizada com “muita responsabilidade” para não gerar pânico generalizado.

Mais estragos na economia dos países do que na saúde das pessoas

No Brasil, até hoje (15) o Ministério da Saúde confirmou 121 casos, sem nenhuma morte.

Espírito Santo tem quatro casos confirmados, 98 em investigação e 54 descartados.