BRASÍLIA – Para melhorar a eficiência da iluminação pública e reduzir o consumo de energia elétrica, o Executivo local lançou, nesta segunda-feira (19), o Ilumina Mais Brasília. A cerimônia ocorreu em coletiva de imprensa, no Palácio do Buriti.

Objetivo do programa Ilumina Mais Brasília, lançado nesta segunda (19), é melhorar o serviço e ampliar a sensação de segurança da população. Ordem de serviço para o início das obras foi assinada no Palácio do Buriti.
Ordem de serviço para o início das obras do Ilumina Mais Brasília foi assinada no Palácio do Buriti pelo diretor-presidente da CEB, o secretário de Infraestrutura e o governador do DF. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O programa estabelece a ampliação da rede e a substituição, em vias públicas, de lâmpadas convencionais (do tipo vapor de sódio) por equipamentos de LED(diodo emissor de luz, em português).

A ordem de serviço para o início das obras foi assinada pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, pelo diretor-presidente da Companhia Energética de Brasília (CEB), Lener Silva Jayme, e pelo secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Antonio Coimbra.

A troca da iluminação das principais vias das maiores regiões administrativas do Distrito Federal contribui para aumentar a segurança pública, defendeu o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

“Isso significará uma redução na conta da iluminação pública. O Ilumina Mais Brasília trará muito mais conforto e segurança para a população, pois favorece a redução de roubos e furtos.”

As substituições começarão assim que a CEB receber as luminárias adquiridas no mercado, de acordo com o secretário de Infraestrutura. “É um programa audacioso, grande. Não temos nenhuma iniciativa desse modelo em andamento no Brasil”, garantiu Coimbra.

O intuito é melhorar a qualidade de vida da população. As prioridades serão áreas de convivência da comunidade. O Parque dos Pioneiros Cláudio Sant’Anna (Deck Sul) já recebeu os novos equipamentos.
Áreas de convivência da população estão entre as prioridades do programa. Parque dos Pioneiros Cláudio Sant’Anna (Deck Sul) já recebeu os novos equipamentos de LED. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Para o diretor-presidente da CEB, o Ilumina Mais Brasília representa melhor aplicação dos recursos públicos. “Reduzimos os gastos com geração de energia e preservamos nossos recursos hídricos”, destacou Jayme.

As prioridades serão áreas de convivência da comunidade, como a imediação de terminais rodoviários ou de centros de comércio e locais em que o sistema de iluminação pública precisa de manutenção.

Terão preferência ainda pontos com maior concentração nos índices de criminalidade nas regiões administrativas, de acordo com levantamento feito pelo programa Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. O mesmo vale para praças e pontos turísticos.

O intuito é melhorar a qualidade de vida da população e estimular a sensação de segurança de quem passa por esses lugares.

sucesso da revitalização do Setor Comercial Sul, com a introdução de lâmpadas de maior eficiência energética, foi uma das referências para a criação do Ilumina Mais Brasília.

Parque dos Pioneiros Cláudio Sant’Anna (Deck Sul) e Eixo Monumental também receberam os novos equipamentos e respaldaram a decisão de seguir com a modernização de toda a rede elétrica.

As melhorias foram definidas pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos e executadas pela CEB.

(Com informações da Agência Brasília)