Ibope: 93% da população é contra a liberação da caça. Pesquisa publicada em 22 de maio

BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – Uma pesquisa do Ibope mostrou que a população brasileira é contra a liberação da caça.

A rejeição é de 93% dos brasileiros. Mas na Câmara dos Deputados a discussão sobre o tema foi reaberta após a posse do governo Bolsonaro.

A pesquisa foi encomendada pela ONG WWF-Brasil para saber o que o Brasil pensa sobre áreas protegidas e o meio ambiente.

A rejeição é maior por parte das mulheres, 95%. Entre os homens, a taxa é de 90% de rejeição.

O mais recente projeto de lei (PL) apresentado sobre o tema foi o PL 1019/2019 do deputado federal Alexandre Leite (DEM-SP).

A proposta, que prevê a regulamentação do exercício das atividades de colecionamento, de tiro desportivo e de caça, em todo o território nacional, foi anexada ao PL 3722/2012 de autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC).

A matéria aguarda a apreciação no plenário. Mas pode ser posta em votação a qualquer omento caso o presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) decida

Capixabas contra

O coordenador da Bancada Capixaba, deputado Da Vitória (Cidadania) disse que é contra a caça de animais silvestres “acredito que seja necessário preservar a nossa fauna”, disse para a Agência Congresso.

O socialista Ted Conti (PSB) afirma também ser contra, mas não se aprofundou no assunto. Seu partido, no entanto, é contra a liberação.

Já o deputado Evair de Melo (PP), cuja base de apoio político é o setor agropecuário, disse que não tem nada contra a liberação da caça, mas tem ressalva em alguns pontos – que ele não mencionou. 

(Lanna Silveira)