Reunião de assinatura da Ordem de Serviço da construção da Rodovia Contorno do Mestre Álvaro
BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – O ministro da infraestrutura, Tarcísio de Freitas, assinou hoje (30) a Ordem de Serviço para início das obras do Contorno do Mestre Álvaro, no município de Serra/ES.
 
As obras podem começar em maio, porque R$ 100 milhões já estão disponibilizados para o DNIT (Departamento nacional..), já existe empresa contratada e liberação do TCU (Tribunal de Contas da União).
 
Mais de 20 políticos capixabas compareceram ao evento, entre eles, o governador Renato Casagrande, o prefeito da Serra, Audifax Barcelos, deputados federais e quatro deputados estaduais – Torino Marques, Danilo Bahiense, Alexandre Xambinho e Bruno Lamas.
100 MILHÕES
“Temos fôlego financeiro suficiente para dar uma boa largada. É um terço do valor da obra, e como a obra dura praticamente três anos, a grosso modo são 100 milhões por ano, então temos o recurso desse ano garantido”, disse o ministro. Ele também anunciou que irá ao Espírito Santo visitar a obra, tão logo ela seja iniciada.
 
MENOS MORTES
O governador Renato Casagrande defende a obra desde seu primeiro mandato a frente do governo do Estado e estava animado com a retomada da obra.
 
“O Brasil passa na BR 101 e a BR passa dentro da cidade da Serra, Carapina, Serra Sede, diversos outros bairros são impactados, trazendo insegurança, acidentes, e transtorno para quem tem que trafegar pela rodovia. É um dos trechos mais perigosos da BR. Vidas serão salvas com essa obra. O contorno do Mestre Álvaro vai dar segurança, eficiência e vai abrir uma nova frente de desenvolvimento para para o município da Serra”, afirmou o governador.
 
A contrapartida do governo do Espírito Santo para realização da obra será a desapropriação de diversas áreas em Cariacica e Serra.
 
“Essa obra era esperada há muito tempo, eu mesmo tive a oportunidade de dar a ordem de serviço em 2014 e agora estou fazendo parte novamente deste processo. E feliz porque dessa vez já temo R$ 100 milhões disponíveis para início do serviço. O estado está desapropriado as áreas para colaborar com a obra”, concluiu Casagrande.
 
Dos dez deputados federais do ES, só quatro não compareceram, Helder Salomão (PT), Lauriete (PR), Soraya Manato (PSL) e Ted Conti (PSB. E nenhum dos três senadores.