BRASÍLIA AGENCIA CONGRESSO -O deputado capixaba Felipe Rigoni (PSB), o segundo mais votado do ES para a Câmara Federal em 2018, com 84 mil votos, ganhou hoje 21/07 um agrado histórico do presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia DEM/RJ)

No encerramento da sessão da Câmara que aprovou o Fundeb, o presidente Maia cedeu o lugar ao deputado capixaba para que conduzisse o fim da votação.O deputado, contudo, se atrapalhou e encerrou a sessão antes de proclamar o resultado final.

Deficiente visual, Rigoni é membro da Comissão de Educação da Câmara, e esteve envolvido na discussão do texto desde o início do mandato. Além disso teve duas emendas acatadas pela relatora.

A primeira permite ampliar a transparência sobre o uso dos recursos, outra para permitir o pagamento de recursos adicionais a municípios que apresentarem melhoria nos indicadores de desempenho.

O Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), é o principal mecanismo de financiamento das escolas públicas do País.

Além de aumentar a quantidade de recursos que a União passa a depositar no fundo, o novo formato diminui a desigualdade, destinando mais dinheiro aos municípios mais pobres.

Com as mudanças, 17 milhões de alunos a mais serão beneficiados no País, por meio de recursos para a escolas em que estudam.

Toda a bancada capixaba votou a favor. O coordenador do ES, deputado Da Vitória (Cidadania) elogiou o Parlamento por não adiar a votação e aprovar o fundo mesmo em regime de pandemia.

Vice líder do governo, outro capixaba, Evair Melo (PP) disse que a negociação só foi possível porque todos os lados entenderam o momento histórico porque passa o Brasil.