BRASÍLIA – AGÊNCIA CONGRESSO – Os senadores do Espírito Santo, Rose de Freitas (PODE), Fabiano Contarato (REDE) e Marcos do Val (Cidadania) são membros de seis Comissões Permanentes (CPs) cada um.

No Senado, as comissões têm mais autonomia para votar projetos de lei ordinária de autoria dos parlamentares. A Casa conta com 81 senadores. Na Câmara são 513 deputados.

A regra (autonomia) vale para todos os projetos, exceto aqueles que preveem mudanças nos códigos, Penal e Civil, por exemplo, que obrigatoriamente vão ao Plenário.

Muitas propostas são terminativas nas próprias comissões, sem precisar ir ao plenário. Mas precisam passar pela Câmara.

CCJ – Os três senadores capixabas são membros da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, Rose e Contarato são titulares e Do Val é suplente.

Eles integram, juntos, a Comissão De Assuntos Sociais como suplentes e a Comissão de Educação, Cultura e Esporte, mas somente Rose é titular.

Tanto na Câmara quanto no Senado, são os líderes de partidos ou blocos que indicam os integrantes das comissões.

Contarato preside a Comissão do Meio Ambiente, é muito raro um senador em primeiro ano de mandato presidir uma comissão permanente. Assim que assumiu como presidente, o senador instalou a CPI de Brumadinho, que é presidida pela senadora Rose de Freitas.

A senadora Rose de Freitas, além de presidir a CPI de Brumadinho, é Procuradora da Mulher no Senado Federal.

O senador Marcos do Val é o primeiro suplente na Comissão Diretora do Senado, que tem como presidente Davi Alcolumbre, também é uma grande conquista para o primeiro mandato. 

Leia também: Fiscalize o trabalho do seu deputado nas comissões da Câmara

Segundo o regimento interno, cada senador pode ser titular de até três comissões, mas pelo critério de proporcionalidade fica determinado que a composição de cada comissão deve seguir, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares existentes na Casa.

Cabe à Mesa Diretora decidir se o senador pode ou não ser titular ou suplente de mais de três comissões permanentes. Por isso Marcos do Val é titular de quatro CPs e suplente de duas.

Confira a tabela de participação em comissões permanentes do senadores capixabas:

Rose de Freitas (Pode)

Marcos do Val (Cidadania)

Fabiano Contarato (REDE)

Comissão de Assuntos Sociais (SUPLENTE) Comissão de Assuntos Sociais (SUPLENTE) Comissão de Assuntos Sociais (SUPLENTE)
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania(TITULAR) Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (SUPLENTE) Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (TITULAR)
Comissão de Assuntos econômicos (TITULAR) Comissão de Educação, Cultura e Esporte (TITULAR) Comissão de Educação, Cultura e Esporte (SUPLENTE) 
Comissão de Direitos Humanos e Legislação participativa (SUPLENTE) Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (TITULAR) Comissão de Serviços de Infraestrutura (TITULAR)
Comissão de Educação, Cultura e Esporte (SUPLENTE) Comissão do Meio Ambiente (TITULAR) Comissão de Direitos Humanos e Legislação participativa (SUPLENTE)
Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (SUPLENTE) Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (TITULAR)  Comissão do Meio Ambiente (TITULAR)

 

Fiscalize

Senador Marcos Do Val
Gabinete: Senado Federal Anexo 1 18º Pavimento
Telefones: (61) 3303-6747 / 6753
E-mail: sen.marcosdoval@senado.leg.br
Escritório de apoio: RUA JOÃO DA CRUZ, 195. EDIFÍCIO SEVILHA – SALAS 301 E 302. PRAIA DO CANTO, VITÓRIA, ES. CEP:29055-620

Senadora Rose de Freitas
Gabinete: Senado Federal Anexo 2 Ala Teotônio Vilela Gabinete 01
Telefones: (61) 3303-1156
E-mail: rose.freitas@senadora.leg.br
Escritório de apoio:AVENIDA JOÃO BAPTISTA PARRA, 673. ED. ENSEADA TOWER – SL. 701/702-A. PRAIA DO SUÁ, VITÓRIA, ES. CEP:29052-123

Senador Fabiano Contarato
Gabinete: Senado Federal Anexo 2 Ala Afonso Arinos Gabinete 06
Telefones: (61) 3303-9049
E-mail: sen.fabianocontarato@senado.leg.br
Escritório de apoio: RUA ITACIBÁ, 135. SALA 1112/C. PRAIA DE ITAPARICA, VILA VELHA, ES. CEP:29102-280